×

Cultura

Penedo ganha destaque em exposição que valoriza patrimônio histórico de Alagoas

Museu do Paço Imperial guarda história, arquitetura e cultura às margens do São Francisco

De 12 a 31 de agosto, a Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, em Maceió, recebe a exposição “Contando o Patrimônio de Alagoas – Passado e Presente”, que convida o público a mergulhar na riqueza cultural e histórica do estado. Entre os destaques da mostra, Penedo é lembrada com obras que retratam dois de seus maiores símbolos arquitetônicos: o Paço Imperial e o Theatro 7 de Setembro.

A exposição, idealizada pelo escritor e curador Matheus Cavalcanti, reúne 13 quadros de monumentos históricos e 11 ilustrações do artista alagoano Israel Melo, que traduzem, com cores e traços marcantes, a força da cultura popular alagoana. Além das imagens, o público encontrará poesias e textos que dialogam com a temática, incluindo o poema “O Solo Frutífero da Cultura e da Resistência Alagoana”, de autoria do próprio curador.

A mostra propõe aproximar o público, especialmente as novas gerações, da pesquisa, da leitura e do reconhecimento do patrimônio histórico. “É uma ação que conecta o passado e o presente por meio da arte. A Biblioteca é o espaço ideal para essa reflexão, pois acolhe todos que buscam aprender e se inspirar com a história de Alagoas”, reforçou a supervisora da Biblioteca, Mira Dantas.

O Paço Imperial e o Theatro 7 de Setembro são joias arquitetônicas que representam não apenas a história de Penedo, mas a importância da preservação do patrimônio em todo o estado. A entrada é gratuita e aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, localizada no Centro de Maceió.