×

Alagoas

Penedo está em situação de epidemia de dengue, segundo a Secretaria de Estado da Saúde

Cuidados simples podem evitar a proliferação da doença

A Secretaria de Estadual da Saúde (Sesau) divulgou um relatório mostrando que nove municípios de Alagoas estão com surto de dengue, entre eles Penedo, cidade que fica localizada na região do Baixo São Francisco alagoano. Até o dia 12 de agosto foram registrados 17.738 casos da doença no estado.

De acordo com os dados divulgados pela Sesau, além de Penedo, os municípios de Boca da Mata, Junqueiro, Maribondo, Pão de Açúcar, Pariconha, Santana do Ipanema, São Sebastião e Viçosa também estão com surto da doença.

Ainda segundo os dados divulgados pela secretaria, o número de municípios com epidemia de dengue em agosto já é maior do que o registrado em julho, onde apenas 3 foram apontados com surto da doença. Por outro lado, o número é menor em relação ao mês de maio que teve 16 municípios em epidemia.

A Sesau informou também que nenhum caso de febre chikungunya foi registrado em Alagoas até agosto de 2015. A doença, assim como a dengue e a zika é transmitida pelo aedes aegypt, mosquito que mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas.

A melhor forma de se evitar a proliferação do mosquito é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.