×

Alagoas

Penedo é um dos municípios alagoanos com epidemia de dengue

O mosquito da dengue se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída)

O Comitê Estadual de Mobilização Contra Dengue da Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau) divulgou recentemente mais um resultado de um estudo realizado nos 102 municípios alagoanos. O laudo mostrou que Penedo e mais 18 cidades do estado estão com epidemia de dengue, doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti

De acordo com o estudo, nos últimos 11 meses houve um aumento de quase 200% nos casos suspeitos de dengue, se comparado ao mesmo período do ano passado. Apesar disso, o número de óbitos nos municípios pesquisados reduziu quase que 30%, mas mesmo assim ainda preocupa.

Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas, a maior incidência da doença foi registrada nos municípios de Belém, Maragogi, Pilar, Murici, Coité do Nóia, Palmeira dos Índios, Rio Largo, Marechal Deodoro, Arapiraca, Coqueiro Seco, Maceió, Cacimbinhas, Santana do Ipanema, Piaçabuçu, Paripueira, São Miguel dos Campos, Dois Riachos, Olivença, Palestina e Penedo.

Em todo o estado foram notificados nesses 11 meses do ano, 33.078 casos de dengue. Desses, 22.327 foram confirmados e 6.337 ainda estão sendo analisados no laboratório da Sesau. Até o momento, 4.414 casos suspeitos foram descartados. A doença também já matou 12 pessoas em Alagoas nesse período.

O vírus da dengue pode se apresentar de quatro formas diferentes, que vai desde a forma silenciosa, em que apesar da pessoa está com a doença não há sintomas, até quadros de hemorragia, que podem levar o doente ao choque e ao óbito. Os principais sintomas da doença são febre aguda com duração de até 7 dias e que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sinais: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo.