Complexo de Saúde Dr. Hélio Lopes.
O município de Penedo foi contemplado no terceiro ciclo do edital do Projeto Mais Médicos Especialistas, do Governo Federal, com cadastro de reserva na especialidade de Cardiologia, destinado ao Complexo de Saúde Dr. Hélio Lopes. As inscrições para os médicos interessados seguem abertas até o dia 16 de julho.
Ao todo, o edital oferta 1.136 vagas imediatas em 24 cursos de aprimoramento, distribuídas por 309 municípios de 26 estados brasileiros. Em Alagoas, são nove vagas imediatas, além de oportunidades para cadastro de reserva em unidades de saúde do estado.
Embora Penedo não tenha recebido vagas para contratação imediata, a inclusão do município no cadastro de reserva representa um importante avanço, pois mantém o Complexo de Saúde Dr. Hélio Lopes apto a receber um médico especialista em Cardiologia caso haja ampliação das vagas, desistências ou novas convocações durante a vigência do edital.
Vagas imediatas em Alagoas
As nove vagas imediatas disponibilizadas para Alagoas estão distribuídas entre os municípios de Maceió e Santana do Ipanema, contemplando as seguintes especialidades:
- Cirurgia Geral Minimamente Invasiva (3 vagas em Santana do Ipanema);
- Colonoscopia Diagnóstica e Terapêutica;
- Radioterapia: Planejamento e Execução no SUS;
- Videolaringoscopia e Endoscopia Nasofaríngea;
- Cirurgia Ortopédica com foco em Joelho;
- Cirurgia do Quadril com foco em Reconstruções e Artroplastias.
O Projeto Mais Médicos Especialistas integra as ações do programa Agora Tem Especialistas e tem como objetivo ampliar a formação de médicos especialistas em regiões prioritárias do SUS, contribuindo para reduzir o tempo de espera por consultas e procedimentos especializados e fortalecer a assistência à população.
