×

Penedo

Penedo e duas capitais do NE são selecionadas em Programa Destinos Turísticos Inteligentes

No Nordeste, apenas duas capitais e Penedo foram selecionadas

O Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) divulgaram a relação com os 12 destinos turísticos que receberão assessoramento para elaborar instrumentos de planejamento e para a implementação de ações-chave para sua consolidação como destinos turísticos inteligentes.

Na região Nordeste, três destinos foram selecionados: São Luiz, no Maranhão; Recife, em Pernambuco; e Penedo, no Baixo São Francisco alagoano. Em Alagoas, Marechal Deodoro e Maceió também estavam na páreo, mas não conseguiram a classificação.

O prefeito Ronaldo Lopes comemorou a vitória de Penedo no edital, que foi bastante disputado. Em uma postagem no Instagram, o chefe do Executivo municipal declarou que recebeu a notícia do amigo e superintendente do Sebrae, Vinicius Lages, e que estava muito feliz em ver Penedo presente nesta lista seleta, formada por apenas 12 municípios brasileiros.

“Que alegria! Penedo está na lista dos destinos turísticos apoiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Sebrae para implementação de um projeto de turismo inteligente. No Brasil, apenas 12 municípios foram contemplados. No Nordeste, somente duas capitais e Penedo”, complementou.

De acordo com as instituições responsáveis pelo projeto, a ação tem o objetivo de apoiar o fortalecimento e a consolidação da estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) no Brasil.

A analista de Competitividade do Sebrae Ana Clévia Guerreiro destaca que esse apoio se dará no desenvolvimento de um novo modelo de gestão turística dessas localidades. “O foco será na gestão de dados, inovação, sustentabilidade e experiência e isso contribuirá para que esses destinos tenham um novo posicionamento no mercado nacional e internacional, em consonância com o perfil dos novos viajantes”, afirmou.

De acordo com ela, a metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) foi desenvolvida na Espanha e adaptada pelo Sebrae para a realidade brasileira. “Para o Sebrae, Destinos Turísticos Inteligentes são aqueles territórios sustentáveis que proporcionam experiências inesquecíveis, segundo eixos definidos: governança, tecnologia, experiência e sustentabilidade, sendo esse último em sua perspectiva econômica, ambiental e social”, explicou a especialista.

“O conceito de destinos turísticos inteligentes, que permeia as ações desta parceria com o Sebrae, traz um olhar inovador para a competitividade dos destinos turísticos no país, que buscam formas de superar os efeitos negativos da pandemia, crescendo de maneira sustentável e inclusiva. O projeto também reflete alguns dos pilares da Visão 2025 do BID, nosso guia para a recuperação econômica da América Latina e Caribe, como a promoção da economia digital e o apoio aos pequenos negócios, que caracterizam o tecido empresarial do setor”, disse Morgan Doyle, representante do BID no Brasil.