Duas obras já foram inauguradas na cidade e outra está em fase de conclusão
O Fantástico, programa transmitido nas noites de domingo pela Rede Globo de Televisão, exibiu em sua última edição uma matéria especial sobre a situação de monumentos históricos de todo o Brasil. A reportagem mostrou que prédios seculares necessitam de uma maior atenção do Governo para que não virem ruínas e ceifem parte de nossa história.
Com ênfase no Programa PAC das Cidades Históricas, a reportagem revelou que construções centenárias estão desaparecendo por falta de verbas para restauro e mostrou por que um programa criado pelo Governo Federal para preservar o patrimônio histórico tem um desempenho aquém do esperado.
Procurada pela reportagem, a presidente do Iphan, Jurema Machado, declarou que o principal problema que faz com que o PAC-Cidades Históricas emperre são os projetos de restauro mal elaborados por prefeituras e entidades interessadas. Atualmente, 425 obras estão relacionadas como contempladas pelo programa no país. Dessas, apenas oito foram concluídas, sendo duas em Penedo.
O trabalho da equipe de projetos de Prefeitura de Penedo, sob o comando do vice-prefeito e engenheiro, Ronaldo Lopes, tem sido exaltado por técnicos do programa. Isso porque, saindo na contramão, o Município conseguiu que todos os seus projetos fossem aprovados pelo Iphan, apesar das dificuldades.
Na cidade, dois prédios já foram inaugurados. A Biblioteca e Círculo Operário/Escola de Santeiros foram entregues recentemente a população totalmente restaurados. Os prédios da Marina e do Montepio dos Artistas já estão licitados e devem iniciar as obras na próxima semana. O Theatro Sete de Setembro e o Chalé dos Loureiros já estão com os editais publicados no Diário Oficial da União e a obra de Requalificação do Largo de São Gonçalo está em andamento.
“Quero parabenizar a todos os arquitetos, engenheiros e técnicos da Prefeitura de Penedo e da Superintendência do Iphan em Alagoas pela qualidade dos projetos e obras do PAC que colocam a nossa querida Penedo em posição de destaque dentro do maior programa de recuperação do patrimônio histórico do Brasil”, declarou Lopes, em postagem feita em seu perfil na rede social Facebook.

O prefeito de Penedo, Március Beltrão, conversou com a redação do portal de notícias aquiacontece.com.br e declarou que o sentimento de todos é de felicidade por ver a cidade ribeirinha sendo divulgada positivamente e aparecendo em destaque no que tange a preservação do Patrimônio Histórico.
“A reportagem teve um aspecto negativo, mas nossa querida Penedo apareceu como exceção e por isso estamos muito felizes. A matéria mostrou que nós temos comprometimento com o nosso patrimônio e que estamos prezando pela qualidade dos projetos e respeitando o erário. Esse é o resultado de nossas idas a Brasília, de vários estudos técnicos e do respeito a história do nosso município. Em breve, outros prédios serão restaurados e Penedo continuará se destacando. Estamos trabalhando para transformar nossa cidade, e com a união de todos e o apoio do vice-prefeito Ronaldo Lopes, quem tem sido fundamental na coordenação da equipe de projetos, estamos conseguindo fazer uma Penedo melhor”, finalizou o prefeito.
Clique AQUI e confira a reportagem!
