As ações da Operação Navegue Seguro se concentram nos meses de Dezembro/2024 a Março/2025 - Foto: assessoria
A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL), concluiu com êxito a Operação Navegue Seguro 2024-2025 no estado de Alagoas, no último dia 15 de março. A ação, que se estendeu de dezembro de 2024 a março de 2025, foi focada na fiscalização do tráfego aquaviário e na conscientização de condutores e passageiros sobre a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição ambiental.
A Agência Fluvial de Penedo, município localizado no Baixo São Francisco alagoano, desempenhou papel fundamental nas operações, com a mobilização de 95 militares e o apoio de diversas embarcações e viaturas.
Durante a operação, foram inspecionadas 10.664 embarcações e aplicadas medidas rigorosas para garantir o cumprimento das normas de segurança, incluindo a emissão de 340 notificações, a apreensão de 43 embarcações e a instauração de 3 Inquéritos Administrativos. Dentre as infrações mais observadas, destacaram-se a condução de embarcações por pessoas não habilitadas, documentação irregular e a falta de equipamentos de salvatagem, como coletes e extintores de incêndio.
A CPAL também intensificou as ações educativas, realizando 25 palestras para 427 pessoas em marinas, colônias de pescadores, associações e praias de todo o estado. Uma das novidades da operação foi a mudança nas normas de segurança para embarcações que transportam passageiros no turismo náutico, exigindo que todos os passageiros e tripulantes utilizem coletes salva-vidas durante travessias em áreas como Barra de Santo Antônio, Coruripe, Japaratinga, entre outros destinos turísticos, incluindo a região dos Cânions do Baixo São Francisco.
De acordo com a Capitania dos Portos de Alagoas, a operação foi um sucesso e reforça o compromisso da Marinha com a segurança da navegação, a proteção da vida humana e a preservação ambiental no estado. As ações de fiscalização e conscientização não se limitam ao período de alta temporada, sendo realizadas durante o ano todo. Para emergências ou denúncias, a CPAL disponibiliza os números (82) 3215-5800 e (82) 99324-8854.
