Programa atende pacientes em suas residências
Com abordagens diferenciadas, o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), do Sistema Único de Saúde (SUS), chegará a cidade de Penedo e mais outros municípios alagoanos.
Na cidade ribeirinha, pacientes acamados e com doenças crônicas receberão tratamento de equipes multidisciplinares em suas próprias residências de acordo com suas necessidades.
O cuidado em casa dos penedenses pode ser realizado por diferentes equipes, já que profissionais que atuam no SAD são organizados em Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP), onde atendem em média 60 pacientes.
Os casos de maior complexidade são acompanhados pela EMAD e EMAP. No momento em que o paciente precisa ser visitado com menos frequência, por exemplo, uma vez por mês, e já está mais estável, este cuidado pode ser realizado pela equipe de Saúde da Família/Atenção Básica.
Neste ano, o projeto, que conta com recursos do Ministério da Saúde (MS) e é monitorado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), contemplou as cidades em Água Branca, Cajueiro, Colônia Leopoldina, Coruripe, Joaquim Gomes, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Murici, Olho D´Água das Flores, Penedo, Pilar, Porto Calvo, São José da Tapera e Traipu.
Já Maceió, Marechal Deodoro, Rio Largo, Satuba, Santa Luzia do Norte, Maragogi, União dos Palmares, São José da Laje, Colônia Leopoldina, Viçosa, Atalaia, Capela, Mar Vermelho, Campo Alegre, São Miguel dos Campos, Junqueiro, Teotônio Vilela, Porto Real do Colégio, Arapiraca, Girau do Ponciano, Traipu, Limoeiro de Anadia, São Sebastião, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Pão de Açúcar, Piranhas e Delmiro Gouveia receberam a ação ano passado.
