×

Cultura

Penedo debate políticas públicas voltadas ao seguimento cultural

Quatro eixos nortearam à III Conferência Municipal de Cultura da cidade ribeirinha

Com o objetivo de debater com a comunidade políticas públicas voltadas ao universo cultural, aconteceu durante esta sexta-feira (09), à III Conferência Municipal de Cultura. O evento aconteceu na Casa de Aposentadoria e contou com a presença de representantes de diversos segmentos artísticos da região.

A Conferência foi iniciada pelo secretário de Cultura de Penedo, que destacou a importância do evento para a cidade dos sobrados. “Este evento que busca debater política cultural superou as minhas expectativas. Sabemos que não é fácil trabalhar com essa área. Agradeço a todos que estão presentes. Ver este auditório repleto de gente para tratar unicamente da cultura é muito importante, o que me faz contente em continuar trabalhando em prol da cidade que tem o título de berço da cultura alagoano”, disse Jorge Seixas.

Após a abertura do evento, que contou com a mesa formada também pelo vice-prefeito, Ronaldo Lopes, a secretária da SEMTHAS, Maria Izabel Cabral Ernesto Bezerra e o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, os grupos foram divididos e iniciaram os trabalhos, partindo de quatro eixos temáticos.

Principais eixos dos debates

O 1º eixo – implementação do sistema nacional de cultura; 2º – produção simbólica e diversidade cultural; 3º eixo – cidadania e direitos culturais; e 4º – eixo, cultura e desenvolvimento. A partir dos indicativos, os grupos levantaram as suas propostas que farão parte da política cultural de Penedo. Bem como, serão apresentadas durante a Conferência Estadual de Cultura que vai acontecer no final do mês em Maceió.

Propostas fundamentais levantadas pelos grupos foram:

Capacitação dos agentes culturais;
Criação de um espaço físico destinado aos grupos culturais que não possuem sede própria;
Prioridade aos grupos da terra durante os grandes eventos para a abertura da programação;
Que a gestão destine 1% do orçamento para o Fundo Municipal de Cultura;
Estimular os agentes culturais para a implantação de um intérprete de libras em suas apresentações;
Parceria entre os grupos e a Secretaria de Educação para apresentações e trabalhos na rede municipal, para desta forma, despertar nos alunos o interesse cultural;
Adaptar os espaços físicos já existentes para o acesso de portadores de necessidades especiais;
Disponibilizar o calendário de eventos para que a população tenha acesso à programação anual de Penedo;

Assessoria “A partir das propostas que surgiram durante a Conferência, vamos desenvolver a política cultural de Penedo. E também, vamos apresentá-las na estadual. Os nossos questionamentos, caso sejam escolhidos em Maceió, também serão apresentados em Brasília, nos mês de novembro, durante a Conferência Nacional de Cultura”, explicou Jorge Seixas.

Para participar do evento estadual, também foram escolhidos os delegados que vão apresentar as propostas. No total de sete, sendo, quatro da sociedade civil organizada e, três da poder público.

O secretário de Cultura de Penedo encerrou: “Muito obrigado a todos os agentes culturais. Podemos notar que tivemos nesta sexta-feira, representantes de diversas áreas, música, teatro, dança, capoeira, artesanato e quilombolas. Todos os segmentos debatendo prioridades que vão beneficiar e fomentar o universo cultural”.