Agência da Previdência Social de Penedo - Foto: arquivo
O município de Penedo, localizado na região do Baixo São Francisco alagoano, será contemplado com dois novos peritos médicos que atuarão na Agência da Previdência Social. A previsão é de que os profissionais estejam em pleno exercício até o dia 15 de agosto, após passarem por um período de treinamento.
A medida faz parte da distribuição de 16 vagas destinadas ao estado de Alagoas, contemplando também os municípios de Arapiraca, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Porto Calvo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e União dos Palmares — cada um também com duas vagas. A alocação dos peritos foi definida com base na demanda por atendimentos, considerando o tempo médio de espera por perícias médicas e a localização estratégica das unidades.
As novas contratações serão feitas com base no último concurso público realizado em 16 de fevereiro pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), que contou com a participação de quase 14 mil candidatos. Os aprovados têm agora cinco dias para escolher, em ordem de preferência, as cidades onde desejam atuar. A distribuição será feita conforme a classificação no certame, seguida da nomeação e posse dos selecionados.
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destacou a importância da chegada dos novos profissionais. “Os novos peritos médicos irão trabalhar nos locais em que as pessoas mais precisam, onde a espera para a realização de uma perícia é maior. A chegada desses profissionais é muito esperada e vai melhorar bastante o atendimento na ponta aos nossos segurados”, afirmou, ressaltando ainda que o concurso para essa carreira não era realizado há quase 15 anos.
