Descoberta do Rio São Francisco por navegador europeu completa 510 anos
No dia 04 de outubro deste ano comemora-se 510 anos da descoberta do rio São Francisco, feito atribuído ao navegador genovês Américo Vespúcio. Para comemorar a data, diversas instituições estão mobilizadas para a realização de atividades artísticas, culturais e ambientais em cidades ribeirinhas no dia do aniversário do “Velho Chico”, entre elas a histórica cidade de Penedo, primeira povoação do Rio da Unidade Nacional.
As atividades estão sendo coordenadas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e em Alagoas contam com o apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), prefeituras de Penedo e Igreja Nova, Ufal, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Grupo Carlos Lyra, Grupo Toledo, Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e ONGs ambientalistas.
Na sexta-feira (09), foi realizada na sede da 5ª Superintendência Regional da Codevasf, em Penedo, uma reunião de articulação para a execução das comemorações dos 510 anos do São Francisco em Alagoas, que deve ocorrer nos dias 03 e 04 de outubro.
Entre as atividades que serão realizadas estão gincana socioambiental, palestras, mutirão de limpeza do rio, lançamento de publicações, oficinas culturais e ambientais, exposição de artesanatos, distribuição de lixeiras, exibição de vídeos, exposição fotográfica, apresentações artísticas e um abraço coletivo ao “Velho Chico”.
Para o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, as comemorações do aniversário de descoberta do rio São Francisco representam uma oportunidade para que homens e mulheres reflitam sobre sua relação com esse importante recurso hídrico.
“Nós temos ao nosso lado o rio da Integração Nacional, que traz junto consigo, desde de Minas Gerais, toda sua carga de história, recursos naturais e vida em abundância. Mas que também traz uma série de problemas gerados pela ocupação humana, como o lançamento de esgoto. Instituições públicas, como a Codevasf, fazem seu papel, como a implantação de sistemas de esgotamento sanitário que estão acabando com o despejo direto de esgoto. No entanto, esse papel é de todos nós. Cada um tem um papel e esse momento festivo pode ajudar a reconhecê-lo”, afirmou.
Outras reuniões devem ser realizadas para o fechamento da programação. A previsão das instituições envolvidas é que até o final da próxima semana todas as atividades já estejam definidas.
