Parceria entre o Executivo, o Ministério das Comunicações e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, lançou o selo comemorativo
Ela é chamada carinhosamente de ‘Cidade dos Sobrados’, ‘Princesa do Velho Chico’, e até de ‘Ouro Preto do Nordeste’. Várias são as denominações para definir Penedo, que neste sábado (12) completou mais um ano de elevação à categoria de vila.
A solenidade festiva teve início com o hasteamento dos pavilhões, com a presença do prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, do comandante da Agência Fluvial de Penedo, Leonardo Torres e do procurador geral do município, Francisco Souza Guerra.
O vice-prefeito, Ronaldo Lopes, após o hasteamento das bandeiras, discursou aos presentes e destacou o processo histórico de Penedo e beleza incomparável da cidade. “Todos os dias os penedenses tem o que comemorar. A cidade é uma das mais belas do Brasil. A cidade possui uma imensa riqueza cultural e arquitetônica. Possuímos um belo rio a nos banhar. Estamos inseridos no processo histórico de Brasil, de rei a presidentes. Em pouco tempo, conseguimos grandes realizações diante da quantidade de problemas enfrentados. O dia é especial, e a cidade de Penedo e seu povo acolhedor, tem o que comemorar nestes 387 de histórias”, observou em sua fala.
Em seguida, foi a vez do prefeito, que expôs as conquistas dos 16 meses de mandato. “Nossa cidade não pode passar em branco neste momento. Uma das mais belas e históricas cidades do Brasil tem muito o que comemorar. Penedo em cada canto, um pouco de história nos traz. Uma cidade com forte influência portuguesa, francesa e holandesa. Aqui onde celebramos, a Praça Barão de Penedo, que leva o nome do representante penedense na Coroa, é uma dessas relato histórico. O oratório da forca, o local onde foi erguido o forte Maurício de Nassau, destruído em intensa batalha entre os penedenses e portugueses. Penedo é uma das maravilhas do Brasil, que após vários anos, começou a ressurgir das cinzas, de um governo que a abandonou e esqueceu do povo”, observou.
Emocionado, ele ainda expôs a situação que recebeu o município da gestão anterior e fez um comparativo aos dias atuais e as conquistas. “A folha salarial em atraso herdada, hoje regularizada. O aporte de mais de R$ 20 milhões do PAC das Cidades Históricas, o distrito industrial. Um novo conjunto habitacional com mais de 600 casas já autorizada a sua construção pelo governo federal. Tudo isso, e ainda o que têm para chegar, são conquistas para incluir a história da nossa cidade”, colocou o prefeito.
Após a sua fala, todos os presentes seguiram para o gabinete do chefe do Executivo, onde foi oficializado o lançamento do selo comemorativo pela passagem dos 378 anos. A obliteração contou com a participação do prefeito Marcius Beltrão, do vice, Ronaldo Lopes, do comandante da Agência Fluvial de Penedo, o capitão da Marinha do Brasil, Leonardo Torres, da professora Luíza Conde, do gerente a agência do Banco do Brasil de Penedo, Rogério Mota e do gerente de vendas dos Correios em Alagoas, Warley Paulino.
A inciativa surgiu de uma parceria entre o Executivo, o Ministério das Comunicações e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Ainda em comemoração aos 378 anos de elevação à categoria de vila do Penedo, o prefeito participou do corte do bolo, que ocorreu na Praça 12 de Abril e prestigiou a bicicletada que reuniu centenas de jovens, em homenagem a data.
A programação cultural segue até o dia 23 de abril.
DIA 13
-APRESENTAÇÃO DO CORAL INSTITUCIONAL VOZES DO PENEDO; LOCAL – IGREJA DA CORRENTE.
DIA 14
20H – MÚSICA NA PRAÇA (APRESENTAÇÃO DA BANDA MONTEPIO DOS ARTISTAS NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO- PRAÇA DA ALEGRIA);
20H – MÚSICA NA PRAÇA (APRESENTAÇÃO DA BANDA DA SOCIEDADE MUSICAL PENEDENSE NO BAIRRO SENHOR DO BONFIM);
DIA 15
20H – ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO (PARCERIA COM ICAMAP E ENSA-ESCOLA NOSSA SENHORA AUXILIADORA);
LOCAL : PÇA. BARÃO DE PENEDO
22H SERESTA PELAS RUAS DA CIDADE SAINDO DA PRAÇA BARÃO DE PENEDO EM DIREÇÃO A PRAÇA JÁCOME CALHEIROS;
DIA 19
19:30 – APRESENTAÇÕES CULTURAIS
21H – SHOW MUSICAL COM ARTISTAS LOCAIS
LOCAL – PRAÇA 12 DE ABRIL;
DIA 23
20H – CONCURSO DE POESIA FALADA DO PENEDO
LOCAL – THEATRO 7 DE SETEMBRO;
