×

Penedo

Penedo começa a ter as 100 primeiras residências saneadas na parte baixa

Nesta etapa, as ruas beneficiadas foram José Coelho e Campos Teixeira

Uma conquista para Penedo e moradores do Centro, contemplados neste primeiro momento. A primeira etapa do saneamento, com a conclusão da estação de tratamento, localizada na zona rural, estrada do Cassete Armado e as primeiras 100 ligações residências estão em fase de conclusão. Está sendo atendida uma antiga reivindicação dos moradores das Ruas José Coelho e Campos Teixeira.

O projeto de esgotamento sanitário de Penedo é uma obra que teve início na segunda administração do ex-prefeito Alexandre Toledo, passou pela primeira gestão do então prefeito Marcius Beltrão, seguiu pela dobradinha Toledo/Saldanha e, foi retomada agora na segunda gestão Marcius Beltrão (PDT) e Ronaldo Lopes (PMDB).

“Tivemos uma dificuldade muito grande para regularizar essa etapa da obra. O recurso que veio para as ligações domiciliares (Codevasf) foi devolvido. A administração anterior também deixou que a estação elevatória que fica na Rua Campos Teixeira fosse depredada. Motores, painéis elétricos e geradores, foram roubados e, ou danificados. Retomamos a obra e estamos concluindo a estação de tratamento, o emissário de ligação com o São Francisco, entre outras etapas que estavam previstas no convênio com a Caixa Econômica Federal, para só assim, entregar essa etapa aos engenheiros da Caixa”, explicou o vice-prefeito de Penedo e também coordenador de obras estruturantes e do PAC, Ronaldo Lopes (PMDB).

Recursos da Prefeitura e funcionalidade

Neste momento, muito importante do projeto, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Penedo, reconstruiu toda a estação elevatória, bem como, é o responsável por fazer as ligações dos 100 domicílios com os coletores das ruas José Coelho e Campos Teixeira.

“Nesta semana realizamos os primeiros testes para verificar a funcionalidade do sistema. Estão sendo coletados pela estação elevatória, os rejeitos de 42 casas interligadas aos coletores de esgoto. E a estação elevatória bombeia o esgoto destes imóveis localizados nas Ruas José Coelho e Campos Teixeira, até a estação de tratamento às margens do Rio São Francisco”, acrescentou o secretário de Infraestrutura e Obras de Penedo, Valmir Lessa.

Roberto Miranda - aquiacontece.com.brToda à cidade deverá ser saneada

A atual administração já concluiu um projeto de esgotamento sanitário para toda à cidade. Esse foi apresentado ao Ministério das Cidades e aprovado. “Concluímos mais um grande passo para Penedo. Todo o projeto de esgotamento sanitário foi concluído pela nossa equipe, apresentado ao Ministério das Cidades e a Caixa Econômica, sendo o mais importante, aprovação. A partir de agora, vamos viabilizar recursos junto ao governo federal para expandir a rede coletora para todos os bairros da cidade, já que, a estação de tratamento está pronta com capacidade de tratar os esgotos de toda cidade”, concluiu Ronaldo Lopes.

Qualidade de vida, saúde

Por décadas, os moradores das Ruas José Coelho e Campos Teixeira sofreram com a falta de esgotamento sanitário, sendo os rejeitos jogados na sarjeta dos logradouros. Assim, viveram sob o mau cheiro, mosquitos e inundações provocadas pelas chuvas. Nesta etapa da obra, sendo contempladas as duas ruas, os moradores comemoram as mudanças. E as crianças, já começam a fazer do local um campo de futebol.

“Vivemos por mais de 40 anos com o pé na lama, no esgoto, convivendo com as fezes sendo jogadas na rua. Agora, tá muito bom. Graças a Deus e ao prefeito. Enfim, revolveram olhar e, acabar como o nosso sofrimento. A rua está seca, sem poças de lama, começando a ficar limpa. Agora podemos ficar na porta conversando. Até os mosquitos sumiram. Quando concluir tudo, nós moradores vamos fazer uma festa de inauguração [risos]”, comemorou a aposentada Maria de Fátima Oliveira.