×

Penedo

Penedo começa a receber obras do PAC das Cidades Históricas

Com a Biblioteca de Penedo, o projeto é inovador e contempla um elevador para cadeirantes, portadores de necessidades especiais e idosos

Duas das nove obras aprovadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas tiveram início recentemente em Penedo. O Círculo Operário e o prédio onde funciona a Biblioteca Municipal, ambos localizados na área de tombamento do Centro Histórico, serão totalmente restaurados.

Passados os trâmites burocráticos, apresentação do projeto, análise e publicação do edital, com empresas habilitadas e uma vencedora, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), autorizou e as obras começaram simultaneamente.

De acordo com responsável pela coordenação dos trabalhos, o mestre Siloel Lima, ambos os prédios serão totalmente recuperados, pois devido ao tempo em que não são submetidos a reparos apresentam inúmeros problemas estruturais que vão do piso ao telhado.

“O Círculo Operário será 100% recuperado. O desgaste e a ação do tempo danificou muito o prédio. O telhado vai ser totalmente substituído, com a troca do madeiramento, forró e telhas. Novos conjuntos sanitários serão construídos. Também vamos recuperar um espaço de lazer nos fundos do imóvel. A restauração ainda contempla novo projeto hidrosanitário e elétrico”, explicou o servidor da Construtora A4, empresa que atualmente é responsável pela recuperação do Complexo Conventual Santa Maria dos Anjos.

Com a Biblioteca de Penedo, o projeto é inovador e contempla um elevador para cadeirantes, portadores de necessidades especiais e idosos. “Com a Biblioteca, os trabalhos também foram iniciados. Vamos trocar todo o revestimento, esquadrias de madeira, ferro e alumínio. O projeto é total, com restauração da fachada, telhado, novos conjuntos sanitários. E por fim, um elevador. Com os trabalhos iniciados este mês, a previsão para a conclusão estabelecida em contrato foi de oito meses. Porém, vamos trabalhar para concluir antes do prazo estipulado”, garantiu Siloel Lima.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Penedo, os outros projetos contemplados estão com edital publicado para habilitação de empresas e após serem superadas todas as fases burocráticas as obras deverão ser iniciadas como, por exemplo, requalificação do comércio de Penedo. O projeto chamado ‘Largo de São Gonçalo’, contempla do Hotel São Francisco, passando pela Avenida Floriano Peixoto, Travessa Joaquim Nabuco, até a Travessa Batista Acioly. A localidade do Centro vai receber calçadão, estacionamento e embutimento subterrâneo de cabos elétricos.

Ascom/PenedoFiscalização

Todas as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC das Cidades Históricas), em Penedo, estão sendo licitadas e, ainda, executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A Prefeitura de Penedo participa com a parceria na fiscalização.

Todos os projetos de Penedo aprovados pela banca em Brasília, foram desenvolvidos pelo Escritório de Projetos do munício, que tem à frente, a arquiteta Marcela Ressureição, com o apoio do coordenador das obras do PAC, o engenheiro civil e vice-prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, com o apoio da Secretária de Infraestrutura, com o secretário e também engenheiro civil, Valmir Lessa.

Centro de Convenções do Interior

A histórica cidade também teve a aprovação de um importante projeto que vai beneficiar toda a região. O Ministério do Turismo aprovou a recuperação e transformação do antigo Cine São Francisco no primeiro Centro de Convenções do interior de Alagoas. Para o projeto, o Mtur vai investir R$ 4.947.830,25 do Orçamento Geral da União (OGU), por meio de uma ação do deputado federal Renan Filho e do senador Renan Calheiros.

Projetos Aprovados

1 – Requalificação urbana do Largo de São Gonçalo;
2 – Theatro Sete de Setembro;
3 – Marina Pública;
4 – Cine Penedo;
5 – Montepio dos Artistas;
6 – Círculo Operário; Iniciada
7 – Biblioteca de Penedo; Inciada
8 – Chalet dos Loureiros;
9 – Cais da Marina de Penedo;
Total: R$ 20.890.000,00.