Moradores de Penedo que não dispõem de caixa d’água em suas residência passaram cerca de 36 horas sem o abastecimento. A falta de água aconteceu por conta do conserto em uma tubulação na adutora do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) que faz a captação no rio São Francisco por meio da estação situada no Bairro Santo Antônio (Barro Vermelho), estrutura responsável pelo serviço fornecido para toda a cidade.
Apesar da contratação da equipe responsável pela obra, com a aquisição de material que não existe no mercado alagoano, os trabalhos iniciados ao meio-dia do domingo, 14, deveriam ter sido concluídos por volta do meio-dia de ontem (segunda-feira, 15). Contudo, ao retornar do almoço para conferir o resultado do trabalho, diretos do SAAE e técnicos da empresa contratada constataram um novo vazamento na mesma tubulação, problema que só foi corrigido às 16 horas do feriado.
Bairros ainda ficam sem água até hoje
Apesar de o reabastecimento ter sido retomado na tarde do feriado, bairros situados na parte alta de Penedo só devem ter o fornecimento normalizado logo mais à tarde ou durante a noite, segundo o diretor-presidente do SAA Penedo Manoel Eustáquio Toledo. Durante entrevista à uma emissora de rádio local, ele declarou que o serviço estava programado para ser feito há dois meses e que o vazamento na tubulação da autora era um “serviço complicado”, que só poderia ser feito por empresa especializada.
Além disso, a última revisão na tubulação da adutora – serviço que só pode ser feito por empresa especializada – aconteceu há 26 anos, trabalho promovido por uma indústria de açúcar e álcool de Penedo.