
Dona Cecília há 12 anos visita o túmulo do esposo
Os cemitérios de Penedo amanheceram com uma verdadeira multidão em seus portões, neste dois de novembro, data em que a população brasileira celebra o Dia de Finados e promove os reparos necessários nos jazigos, acende velas e também leva flores aos túmulos de seus entes e amigos.
Nas primeiras horas da manhã uma missa foi celebrada pelo Padre Daniel no cemitério São Gonçalo do Amarante, reunindo centenas de pessoas que ouviram atentamente o sermão do administrador da Paróquia de Santa Luzia que, com muita sabedoria discorreu sobre os sentimentos de todos nós quando perdemos um familiar ou um amigo.
Com lágrimas nos olhos, muitas pessoas não esconderam a dor da perda. Parentes de pessoas falecidas recentemente ainda expunham de forma forte um sentimento de angústia por não desfrutarem mais da companhia de seus familiares. Carinhos nas fotos sobre os túmulos, velas acessas com algo improvisado para manter firme as chamas eram perceptíveis em diversos locais dos cemitérios São Gonçalo do Amarante e também Jardim da Saudade, no bairro Santa Isabel, onde uma missa também foi celebrada às 9 horas.
Visitando o túmulo do esposo pelo 12º ano consecutivo, encontramos acendendo velas no túmulo do senhor Silvestre Santos, a viúva Cecília Santos Silva, de 64 anos, ainda emocionada, disse que anualmente vem ao cemitério para acender velas e levar flores para o túmulo onde estão sepultados seu esposo e também o cunhado, falecido há 15 anos. “Sempre quando posso estou aqui no cemitério São Gonçalo do Amarante para cuidar deste espaço que apesar de trazer uma triste lembrança, também nos faz lembrar os bons momentos que a vida nos proporcionou”, declarou a viúva.
O funcionário público, Jorge Vilela, aproveitou a data para reacender as letras da lápide do túmulo de sua família. Na pedra de mármore, Jorge com um fino pincel e tinta preta ia aos poucos mantendo visível o nome de seus familiares que já não desfrutam mais do convívio terreno com seus entes.
Comércio
Na frente dos locais de visitação neste dois de novembro, diversos comerciantes instalaram barracas para vender velas e flores para aqueles que chegaram de mãos vazias aos cemitérios. O consumidor podia escolher o tamanho das velas que farão a variação de preço, como também o tamanho dos arranjos de flores que depositaram nos túmulos. Uma rápida passagem nas barracas para a compra dos itens não sai por menos de R$ 25 neste feriado de finados.
Serviço Funeral
Empresas que prestam serviços de assistência funeral marcaram presença na frente dos cemitérios, oferecendo gratuitamente velas e caixas de fósforo com as marcas da empresa. Com largos sorrisos, os funcionários também acolhiam a todos que chegavam aos cemitérios com palavras de carinho. Durante todo o dia serão distribuídos por conta da empresa OSAF, com sede também em Pendo, centenas de copos de água mineral no sentido de amenizar o calor que faz na cidade ribeirinha neste Dia de Finados.