Momento cívico de amor à Pátria comemorou 191 anos da Independência do Brasil
91 anos de muitas histórias. Passos lentos, voz arrastada, marcas do tempo. Participou dos quatro principais frontes que as Forças Armadas do Brasil estiveram. Todo alinhado e garboso. Esse é o 2º tenente de comunicação do Exército Brasileiro, Valter do Nascimento Dantas. Eles são chamados carinhosamente de Pracinhas, outros os chamam de ex-combatentes. E no peito, uma medalha com a sigla – FEB – Força Expedicionária Brasileira.
Pontualmente às 14hrs, lá estava Nascimento, em mais um momento cívico-militar, se fazendo presente no palanque oficial. “Este momento é muito importante para todos os brasileiros. Significa liberdade. Não podemos deixar de prestigiar o dia 7 de Setembro. E em mais um ano, estou aqui, para comemorar a Independência do nosso Brasil”, disse orgulhoso o 2º tenente de comunicação do Exército Brasileiro, Valter do Nascimento Dantas.
Assim foi o sábado em Penedo, repleto de demonstrações de amor à Pátria. Um dia coberto de verde e amarelo, desde às primeiras horas dos 191 de Independência do Brasil. Toda a comunidade da região tomou às ruas da cidade para acompanhar as comemorações alusivas ao 7 de Setembro, na histórica cidade dos sobrados.
O desfile reuniu as Forças Armadas, escolas públicas e partículas, além de entidades da sociedade. Em carro aberto, abrindo as comemorações, o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT), acompanhado do líder da Igreja, o bispo diocesano Dom Valério Breda e dos comandantes do 11º BPM, do 6º GBM e da Agência Fluvial de Penedo, percorreu as principais ruas da cidade.
Em seguida, passaram no palanque principal, que foi armado na Praça 12 de abril, a Marinha do Brasil, os atiradores do Tiro de Guerra de Penedo, a Polícia Militar, logo após, o Corpo de Bombeiros com todo o seu aparato, encerrando o desfile militar.
Com a passagem das forças, iniciou a marcha das escolas públicas e particulares, cada uma, mostrando um enredo aos centenas de penedense que prestigiaram as comemorações. As intuições de ensino com as suas bandas de fanfarras, ainda tiveram 15 minutos de apresentação na frente do palanque oficial, para mostrar as suas qualidades musicais.
Encerrando o desfile cívico do 7 de Setembro em Penedo, a Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto, trouxe à Praça 12 de Abril, em mais um ano de apresentações, a maior banda marcial do Baixo São Francisco, composta por 110 componentes, sob a regência do maestro Wagner Trajano.
