Os trabalhadores penedenses que estavam vivendo em situação análoga à escravidão em uma fazenda localizada no interior do Espírito Santo foram liberados e estão em segurança, recebendo o suporte necessário.
De acordo com as informações repassadas à nossa redação, o grupo já se encontra junto a agentes da Polícia Federal, que trabalham agora na logística para trazer os penedenses de volta à sua cidade natal.
O delegado Rômulo Andrade destacou que desde muito antes do fato ganhar toda essa repercussão, trabalhou para solucionar o caso junto ao Ministério Público do Trabalho e à polícia do Espírito Santo, respeitando o sigilo necessário que o caso requeria para que as investigações não fossem prejudicadas.
Andrade ressaltou ainda o trabalho da prefeitura municipal de Penedo, principalmente da secretária Ana Teresa Lopes, titular da pasta de Assistência Social e Direitos Humanos, que, segundo ele, não mediu esforços para ajudar a solucionar o caso, mostrando muito empenho e dedicação à causa.
“Na verdade, o trabalho da secretária Ana Teresa foi fundamental. Quando nós acionamos o Ministério Público e as demais autoridades competentes, eles já estavam cientes do caso, pois haviam sido provocados pela secretária, antes mesmo que a polícia entrasse no caso. Infelizmente, toda essa repercussão acabou atrapalhando as investigações, uma vez que dificulta a colheita de provas. Mas, o mais importante é que tudo acabou bem e o grupo já está em segurança”, explicou o delegado.
Veja o vídeo do momento do resgate: