Debates ocorreram na sede do Sindspem, no bairro do Raimundinho
Durante toda à tarde desta quarta-feira (04), em audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Penedo (CMP), Executivo, Legislativo, servidores da Educação do Estado, pais e alunos, tiveram a oportunidade de discutir a municipalização do Ensino Fundamental.
Nos debates, os presentes trocaram informações e fizeram questionamentos aos servidores da Secretaria Estadual de Educação (SEE). Ao fim, representantes da pasta e também da Prefeitura de Penedo, se uniram em comissão para acompanhar o processo.
A proposta apoiada por unanimidade reunirá representantes da comunidade escolar (pais, alunos, funcionários e professores da rede estadual), de entidades da sociedade civil organizada, da Câmara Municipal de Penedo, do Conselho Estadual de Educação, da 9ª Coordenadoria Regional de Educação e também da Prefeitura de Penedo.
Com isso, as decisões sobre a gestão compartilhada da educação pública entre município e Estado terão a participação direta desse grupo com alguns membros já definidos ainda durante a audiência pública.
Auditório lotado
No auditório lotado do Sindspem, prova da necessidade do debate público do assunto que tem uma série de desdobramentos, outros aspectos foram discutidos durante cerca de cinco horas. Merece destaque as garantias asseguradas aos direitos trabalhistas dos servidores da Educação, conforme declarou a superintendente da Gestão de Rede da SEE, Maridalva Campos.
Provocado, o Prefeito Március Beltrão afirmou ainda que será o ‘advogado’ dos trabalhadores estaduais se houver necessidade de intervenção, frisando seu bacharelado em Direito.
