O Programa Em Pauta, apresentado por Guilherme Lopes na Rádio Penedo FM (97,3 MHz e youtube.com/penedofm), entrevistou nesta sexta-feira, 12 de julho, o médico especialista em cardiologia e coordenador do Programa Bate Coração, Dr. Carlos Humberto Bezerra Júnior, para falar sobre ações de saúde que têm salvado a vida de muitos alagoanos graças à iniciativa do governador Paulo Dantas e sua equipe, bem como à total dedicação do cardiologista Dr. Wanderley.
No início da entrevista, o médico falou sobre como ficou impressionado ao conhecer a estrutura do Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene (HCA), localizado no bairro Cidade Universitária, em Maceió. Inaugurado em setembro de 2022, a unidade oferece um serviço ambulatorial e cirúrgico hospitalar especializado, de alta complexidade.
“É um hospital de porta que não possui setor de Urgência e Emergência, sendo os pacientes encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais da rede e municípios através da Regulação Estadual (SISREG) para procedimentos intervencionistas, cirúrgicos e internações”, explicou.
O Dr. Carlos Humberto destacou ainda que, no hospital, há a oferta de consultórios e realização de exames como eletrocardiografia, teste de esforço ergométrico, ecocardiografia, monitoramento pelo sistema Holter 24 horas e monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA), um serviço completo de imagem e radiologia para os pacientes cardiopatas, com equipamentos como raio X à beira do leito, ressonância magnética e tomografia computadorizada.
O Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene conta ainda com um centro cirúrgico moderno e formatado para as práticas cirúrgicas cardíacas mais avançadas, com três salas cirúrgicas, sendo duas integradas (porta com porta entre elas) para otimização e melhores resultados dos transplantes, e uma sala cirúrgica integrada com uma sala híbrida para realização de procedimentos invasivos percutâneos associados a procedimentos cirúrgicos abertos e procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos, além de uma sala de hemodinâmica para procedimentos de cateterismo, angioplastias, implante de marcapasso, estudo eletrofisiológico e demais procedimentos intervencionistas.
Sobre o “Bate Coração”, que foi instituído pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) com o objetivo de reduzir o tempo-resposta e aperfeiçoar o tratamento efetivo do Infarto Agudo do Miocárdio, o médico Carlos Humberto destacou que o programa tem o objetivo de atender aqueles pacientes que sofrem de um quadro de infarto, principalmente o infarto com supra, que é uma das doenças que mais matam no Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
“O programa é um acalento para as pessoas que não têm um direcionamento tão correto e ágil ao sofrerem um infarto. Além de ser a doença que mais mata, também é a que traz mais morbidade, uma vez que os pacientes têm muitos quadros de insuficiência cardíaca. E com o programa, iremos diminuir o número de internações, invalidez e diminuir os custos aos cofres públicos em relação a medicamentos e tratamentos posteriores”, enfatizou.
Com o uso da tecnologia, os profissionais utilizam o aplicativo de telemedicina Join, onde em tempo real os casos são discutidos com especialistas que têm acesso aos exames simultaneamente, para a rápida tomada de decisão no manejo do infarto, salvando vidas.
“A plataforma integra as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para que a triagem e definição de condutas sejam mais rápidas e efetivas, agilizando o tratamento para diminuir a taxa de mortalidade da doença que mais mata no Brasil e também devolver o mais rápido possível os pacientes aos seus entes queridos”, salientou o coordenador do Programa Bate Coração.
O penedense Manoel dos Santos, bastante conhecido em Penedo como “Mané do Bujão”, é uma prova viva da eficácia do programa. Após sofrer um infarto durante seus afazeres normais, o paciente foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento de Penedo, local onde de imediato foi inserido no Programa Bate Coração.
Após ter seu quadro de saúde estabilizado pela equipe médica, o penedense foi encaminhado ao Hospital Geral do Estado, onde passou por um procedimento no coração, e nesta sexta, 12, fez questão de comparecer aos estúdios da Rádio Penedo FM para dar seu depoimento e agradecer pelo atendimento recebido, rápido e eficiente, o que foi indispensável para salvar sua vida.
“Só tenho a agradecer a Deus e a todos esses profissionais da UPA de Penedo e do HGE que integram esse programa. Se hoje estou vivo, devo isso a vocês. Muito obrigado e parabéns pelo trabalho”, declarou em tom emocionado.
Em Alagoas, a Rede Pública Estadual de Saúde implementa, além do Programa Bate Coração, a Linha de Cuidado ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). Esses programas visam reduzir a morbimortalidade, garantindo acesso à atenção médica e continuidade do cuidado integral, desde a atenção primária até a reabilitação.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), aproximadamente 14 milhões de brasileiros têm alguma doença cardíaca, com cerca de 400 mil mortes anuais, representando 30% do total de óbitos no país. As doenças cardiovasculares são uma preocupação global, causando mais de 18 milhões de mortes por ano no mundo. No Brasil, são a principal causa de morte, com uma previsão de aumento de até 250% nos casos até 2040. A cada dois minutos, uma pessoa sofre um AVC ou um Infarto Agudo do Miocárdio no país, segundo a SBC.
Veja a entrevista na íntegra: