Penedense e Igreja Nova empataram em 1 a 1 a partida realizada na tarde deste domingo, 18, no Estádio Dr. Alfredo Leahy, primeiro confronto entre os times ribeirinhos numa competição profissional. O resultado coloca as duas equipes na segunda colocação do grupo A do Campeonato Alagoano de Futebol da Segunda Divisão, atrás do Centro Esportivo de Olho d’Água das Flores (CEO), time que venceu o FF Sport por 2 a 0.
Com a vitória na partida também realizada neste domingo, o CEO chegou aos sete pontos e pode garantir sua passagem para a fase seguinte da Segundona se vencer o Sport Club Penedense no próximo final de semana. O confronto com o líder do seu grupo acontecerá em Penedo, mando de campo que poderá aumentar a cobrança sobre os jogadores do alvirrubro ribeirinho por parte de sua apaixonada torcida.
Com mais de mil pessoas acompanhando o jogo no Alfredo Leahy – público formado por 929 pagantes e 211 não-pagantes, com renda de R$ 3.905,00 -, parte da torcida vaiou a equipe local quando o juiz Charles Herbert encerrou a partida. O protesto foi motivado pelo baixo nível técnico do time do Penedense, salvo algumas exceções, mas que peca principalmente na ligação entre o meio-campo e o ataque.
Gols perdidos
Do outro lado, o Igreja Nova tinha mais posse de bola e até obrigou o goleiro Bel a praticar boas defesas, mas as melhores chances de gol foram criadas pelo Centenário das Alagoas. A melhor oportunidade foi desperdiçada pelo meia Joaldo, que colocou a bola para fora depois de driblar o goleiro Hudson. Com a trave vazia, o camisa 10 do Penedense perdeu o gol mais claro da partida, isso ainda no começo do primeiro tempo, etapa com mais duas chances reais de gol para o time alvirrubro.
Chateado com as finalizações erradas, o treinador Edson Ferreira deu uma bronca nos jogadores durante o intervalo, promovendo logo duas substituições. Sem render um bom futebol, o atacante Marcos e o lateral Jorginho Sergipano foram sacados do time. Romário passou a formar a dupla de ataque com Rogério, enquanto que o Sabará passou a atuar na ala direita. As mudanças trouxeram alguma melhora, mas o Penedense continuava falhando na troca de passes.
Gols marcados
Para tentar melhorar a articulação do meio para frente, Edson Ferreira colocou Gildo no lugar de Joaldo no decorrer do segundo tempo, etapa que ganhou maior movimentação a partir dos 23 minutos. Numa jogada rápida de contra-ataque, Tiaguinho recebe a bola dentro da área, limpa a zaga e bate no canto direito do goleiro Bel, abrindo o placar da partida para o time da cidade vizinha.
A pequena torcida do Igreja Nova ainda comemorava quando o Penedense empatou. A bola sobrou na entrada da área para Jorginho Baiano que chutou sem chance de defesa para o arqueiro Hudson. O autor do gol marcado um minuto depois da abertura do placar correu para comemorar o feito com o técnico Edson Ferreira que viu seus jogadores cometerem erros de passe até o fim do jogo, falhas que o irritaram e também a torcida.
Renda retida
O desempenho da equipe desagradou inclusive membros da diretoria do Sport Club Penedense que foram surpreendidos com a retenção de 20% da renda bruta da partida para pagamento de dívida trabalhista com Esquerdinha. Conforme declarações anteriores de alguns dirigentes do Penedense, a questão com ex-atleta estaria resolvida por acordo mediado pela advogada que representa Esquerdinha.
Veja como foram os gols da partida: