O Quartel Geral da Polícia Militar foi tomado pela alegria e entusiasmo de 65 crianças e adolescentes que, nesta quarta-feira, 11, participaram da edição 2015 do projeto promovido pelo 3º BPM, Pelotão Mirim. A iniciativa inédita nas unidades da Corporação oferece aulas de reforço escolar, disciplina e, especialmente, valores morais para a construção de um agente atuante na construção da paz social.
O comandante-geral em exercício, coronel Louvercy Monteiro, recepcionou os alunos, acompanhado do chefe de Gabinete do Comando Geral, coronel Adroaldo Goulart, do Ajudante Geral, coronel Marcos Brito e do chefe da Assessoria de Comunicação, tenente-coronel Maxwell Santos.
“Recebê-los em nosso Quartel é motivo de muita alegria. O Pelotão Mirim é o retrato fiel de uma ação positiva de transformação social promovida pela PM, neste caso o 3º BPM. Parabéns a todos os envolvidos que fortalecem a parceria social firmada entre Polícia e Comunidade. Que cada um de vocês possa aproveitar ao máximo os ensinamentos adquiridos durante o tempo de convívio no Pelotão, sendo multiplicadores dos bons exemplos observados” destacou Louvercy.
Animados, os “militares” mirins participaram do ensaio da Banda de Música da corporação e conferiram de perto o frevo carnavalesco do tradicional Bloco Vulcão da PM e sucessos da música brasileira. Em seguida, assistiram a um vídeo institucional e conheceram a rotina administrativa do QCG.
Muitos dos ilustres convidados mostraram o desejo de seguir a carreira militar, entre eles, a “soldado” mirim Jayanne Muniz de 09 anos, moradora de Limoeiro de Anadia e a caçula do grupo. “Adoro ordem unidade e admiro a coragem dos policiais. Estou a um ano no projeto e sonho em ser promovida, por isso não cochilo nos estudos. Quando crescer, quero ser policial” afirmou Jayanne.
Já a “cabo” Clara Rodrigues, adolescente de 14 anos, moradora da cidade de Arapiraca, enalteceu o espírito de família existente no projeto e as mudanças realizadas em sua vida.
“Não tenho parentes na Polícia, nunca tive interesse pelo projeto, até o dia que conheci as atividades do Pelotão. Gosto de participar das atividades com o público, de ser útil na minha comunidade. Hoje minha rotina é voltada para os estudos e para o pelotão, minhas notas melhoraram e meu comportamento também” declarou Clara.
A comitiva do Pelotão Mirim foi comandada pelo 3º Sargento José Souza que trouxe também professoras civis que participam do projeto, cedidas pelas prefeituras de Arapiraca e Limoeiro de Anadia, além das militares que formam a equipe do 3º Batalhão.
Para a professora Marleide Lúcio, o projeto permitiu a construção de laços estruturados e harmônicos entre a Polícia e os alunos em formação, que incide nas melhorias das suas relações familiares e interpessoais.
“Muitos encontram no projeto a estrutura familiar e emocional que não possuem, cada um é acompanhado e avaliado cotidianamente, seja na questão escolar como na comportamental. Ver a evolução deles, o início da adolescência e da fase adulta renova nossas esperanças em dias melhores para nossa sociedade”, ressaltou Marleide.
O projeto do Pelotão Mirim ganhou neste ano o primeiro lugar na 6ª edição do concurso de Ações Inovadoras na Gestão Pública do Estado, promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), dentro das atividades alusivas ao mês do servidor público.
