Pelo segundo ano consecutivo, um aluno do IFAL (Instituto federal de Alagoas) é escolhido pela Embaixada dos Estados Unidos para fazer parte de um grupo de 37 jovens estudantes que farão intercâmbio cultural no país norte-americano. Rawanderson dos Santos, 17 anos, do Câmpus Satuba repete o feito de Alice Nicolau, ex-aluna do IFAL- Câmpus Maceió, hoje aluna da Unila (Universidade Federal Latino-Americana, de Foz do Iguaçu-PR), que realizou intercâmbio em janeiro deste ano pelos EUA.
A escolha de Raw Santos, como é conhecido o aluno do IFAL, ocorreu a partir de uma seletiva entre 16.500 candidatos inscritos em todo o país. O projeto leva alunos com perfil de liderança e voluntariado para um intercâmbio de três semana no país da América do Norte. Na primeira semana de viagem, os alunos visitarão escolas e projetos sociais em Washington, distrito de Columbia.
Na programação consta ainda um encontro com a primeira-dama dos EUA Michelle Obama, na Casa Branca.Em seguida, o grupo será distribuído para diferente cidades americanas onde os estudantes ficarão hospedados em casas de famílias locais para frequentarem colégio de ensino médio e participarão de atividades de voluntariado. A viagem ocorrerá em janeiro próximo.
Rawanderson dos Santos é natural de Santana do Ipanema e é aluno do curso técnico de Agropecuária do Câmpus Satuba. O aluno recebeu a informação, durante a viagem de volta da cidade de Palmas, capital do Tocantins, onde participou do Connepi (Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação da Rede Federal de Educação Profissional). No evento, Raw apresentou trabalhos científicos e participou de palestra sobre produção animal.
Para participar de Jovens Embaixadores, é preciso ter entre 15 e 18 anos, ser aluno da rede pública, nunca ter viajado para os Estados Unidos, ter excelente desempenho escolar, participar de atividades de responsabilidade social e voluntariado (pelo menos um ano), ter boa fluência oral e escrita na língua inglesa e perfil de liderança.
