Tenista brasileiro mantém a escrita nos EUA
Não foi uma atualização espetacular, mas o paulista Thomaz Bellucci manteve sua tradição pessoal de jamais perder na primeira rodada do US Open. Pelo terceiro ano consecutivo, ele ganhou em seu jogo de estreia em Flushing Meadows, ao superar o convidado local Tim Smyczek, número 184 do mundo, por 6/3, 7/5 e 7/6 (8/6).
Cabeça 26, Bellucci enfrentará agora um adversário bem mais perigoso, o sul-africano Kevin Anderson, que é um jogador típico de quadras rápidas e tem feito boas atuações nesta temporada. Número 77 do mundo, ele superou com folga o indiano Somdev Devvarman, por 6/3, 6/4 e 6/3. O brasileiro e o sul-africano jamais se enfrentaram no circuito.
Esta foi a sétima vitória do brasileiro nesta temporada em torneios de Grand Slam, já que foi à segunda da Austrália, à terceira de Wimbledon e às oitavas de Roland Garros. Entre 2008 e 2009, havia obtido apenas três. Com os 45 pontos somados, ele iguala campanha do ano passado e já começa o US Open com ótima perspectivas de se manter no top 30.
Na partida desta segunda-feira, Bellucci conseguiu controlar bem o jogo no fundo de quadra e fez valer muitas vezes seu potento primeiro saque, mas voltou a viver alguns momentos de instabilidade. Perdeu logo o game inicial de serviço, mas se recuperou em seguida e depois obteve nova quebra no oitavo game. Completou o set em 30 minutos, apesar de acertar apenas 44% do prmieiro saque e cometer 11 erros contra 10.
Na segunda série, o brasileiro começou bem mais firme e obteve a primeira vantagem no terceiro game. Mas uma dupla-falta no oitavo game permitiu a reação do americano. A experiência fez diferença e, com boas devoluções, o brasileiro voltou a colocar pressão e, com 6/5, fechou o set com seu serviço. A diferença principal foram os 12 winners, sendo cinco com aces.
Situação idêntica ocorreu no terceiro set. Muito seguro e agressivo, Bellucci conseguiu a quebra no terceiro game e parecia caminhar para fácil vitória, mas falhas sucessivas no saque, com duas duplas-faltas, deu novamente esperança ao adversário, que empatou tudo no sexto game e virou em seguida para 4/3. O jogo acabou indo ao tiebreak, onde então Smyczek teve três set-points seguidos e não soube fechar. Bellucci se impôs se virou, com cinco pontos seguidos.
O duelo de 2h20 mostrou Bellucci com 51% de aproveitamento do primeiro saque, com nove aces e nove duplas-faltas, com 33 winners (contra 14) e 40 erros (diante de 36).
