Rafael Moura fez o gol da vitória esmeraldina
Jogando no Serra Dourada, o Goiás fez valer o seu mando de campo e venceu o Penãrol por 1 a 0, na partida de ida pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, na noite desta terça, na capital goiana.
Com este resultado, o time goiano fica a um empate para avançar na competição. A partida de volta será realizada na próxima quarta-feira(20), em Montevidéu, no Uruguai.
O jogo:
O Goiás esqueceu a má fase do Brasilieirão e começou a partida diante do Peñarol pressionado o time uruguaio, que recuado só buscava evitar as constantes jogadas pelo lado direito do ataque do Goiás, com Douglas e Felipe.
A primeira boa jogada veio aos três minutos. Após cruzamento vindo da direita, Bernardo e Rafael Moura ficaram de frente para o gol de Sosa, mas ambos estavam impedidos. Aos nove minutos, Benardo cobrou falta e Valmir Lucas subiu mais que a marcação do Peñarol, mas cabeceou para fora.
A pressão goiana seguia no Serra Dourada. Aos 14 minutos, Douglas cruzou, Felipe escorou e Rafael Moura não alcançou. Aos 16, veio a primeira chance do time uruguaio. Guilhermo Rodríguez arriscou finalização de fora da área, que foi facilmente defendida por Harlei.
Aos 21 minutos, quase saiu o primeiro gol da partida. Felipe recebeu na entrada da área, avançou, mas finalizou sem força e o goleiro Sosa espalmou para escanteio. Na cobrança do escanteio, veio o Goiás abriu o placar. Aos 22 minutos, Wellington Saci fez a cobrança, o zagueiro Ernando escorou e Rafael Moura, sem marcação só completou. Goiás 1 a 0.
O Goiás seguia com a maior posse de bola, mas a marcação do Peñarol começou a encaixar e o time visitante a crescer na partida. A entrada do argentino Solari, ex-Real Madrid, fez o Peñarol trabalhar melhor a bola e com isso, ameçar o Goiás. Aos 43 minutos, o veterano jogador, de 34 anos, fez boa jogada e cruzou para a entrada da área. Wellington Saci tentou afastar, mas acabou acertando o travessão de Harlei.
Segundo tempo:
Veio a segunda etapa e o Goiás seguia melhor em campo. Pressionando o time uruguaio, o Esmeraldino tinha o controle da partida, mas ao contrário da primeira etapa não tinha facilidade para chegar ao gol de Sebastían Sosa. Já o Penãrol apostava no talento de Solari. Aos 16 minutos, após cruzamento vindo da direita, o argentino por muito pouco não alcnçou a bola e o Goiás manteve a sua vantagem.
O Peñarol até buscava chegar ao empate. O time uruguaio trocava passes em seu campo com Sosa, Solari e Arévalo Ríos, mas não alcançava o seu principal objetivo: o gol. Já o Goiás, sem o ritmo da primeira etapa, teve boa chance com Rafael Moura. Aos 28 minutos, o atacante recebeu na entrada da área, olhou para o goleiro Sosa, mas errou a finalização.
Na parte final da partida, o Goiás buscou manter a vantagem construída na primeira etapa e a equipe uruguaia evitar o segundo gol.
FICHA TÉCNICA:
GOIÁS 1 X 0 PEÑAROL (URU)
Local: Estádio Serra Dourada, Goiânia (GO)
Data/Hora: 13/10/2010 às 19h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Diego Abal (ARG)
Auxiliares: Ricardo Casa(ARG) e Hernán Maidana(ARG)
Renda/Público: Não divulgados.
Cartões amarelos: Douglas(GOI); Marcelo Sosa (PEN)
Cartões vermelhos: Não houve.
Gol: Rafael Moura, aos 22’1T(1-0).
GOIÁS: Harlei; Valmir Lucas, Ernando e Marcão; Douglas, Amaral,Wellington Monteiro, Bernardo(Carlos Alberto, aos 45’2T) e Wellington Saci; Felipe(Éverton Santos, aos 27’2T) e Rafael Moura. Técnico: Jorginho.
PEÑAROL: Sebastián Sosa, Aguirregaray, Alcoba, Guillermo Rodríguez, Darío Rodríguez, Arévalo Ríos, Marcelo Sosa, Ramis(Alonso, aos 29’2T) e Estoyanoff; Martinuccio(Solari, aos 34’1T) e Pacheco(Corujo, intervalo).Técnico: Manuel Keosseian.
