×

Alagoas

Pela primeira vez no Brasil, Joel Snyder ministra curso de áudio descrição em Alagoas

Promover a acessibilidade das pessoas com deficiência visual à comunicação é um dos propósitos do curso de formação de áudio descritores e consultores em áudio descrição, que acontece a partir desta segunda-feira (9), no Hotel Ponta Verde.

Ministrado pelo doutor em áudio-descrição, Joel Snyder, pela primeira vez no Brasil, o curso tem o apoio do Governo do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh). Snyder já ministrou cursos de áudio descrição em cerca de 40 países, um dos primeiros áudio descritores mundo, trabalhando inclusive durante toda campanha e posse do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Alunos de diversos estados brasileiros participarão do curso da Áudio Description Associates LLC, que será promovido pela Empresa Brasileira de Acessibilidade, Comunicação, Educação e Inclusão (Embracei), Instituto Guerreiros da Inclusão (IGI), e que conta também com o apoio da Associação Brasileira de Recursos Humanos- Seccional Alagoas e Associados da Inclusão. As aulas acontecem até a quarta-feira (11), das 9h às 17 h.

Prevista em lei, a áudio descrição contribui para a independência e o empoderamento das pessoas com deficiência visual, permitindo que assistam e entendam melhor filmes, peças de teatro, programas de TV, publicidades, exposições, mostras e musicais. Além de promover a inclusão, o curso abre novas perspectivas de mercado de trabalho em Alagoas, inclusive para as pessoas com deficiência visual.

Paralelo a este módulo avançado, acontece até a quinta-feira (12), também no mesmo local, no horário das 18 h às 22 h, a segunda edição do curso de formação de áudio descritores e de consultores em áudio descrição “Imagens que Falam”, com o professor Francisco Lima. Este ocorre em duas etapas, sendo 16 horas presenciais neste primeiro momento, e 24 horas à distância, no período de 20 a 30 deste mês.

Francisco Lima é professor do Curso de Pedagogia em Licenciaturas Diversas, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com formação em Psicologia, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp- Assis/SP), e doutorado em Psicofísica Sensorial, pela Universidade de São Paulo (USP), ele também é tradutor e intérprete pela Escola Americana Instituto Mackenzie de São Paulo.

O público do curso é abrangente e engloba áreas tais como: educação, saúde, recursos humanos, psicologia, direito e segurança, além de profissionais e estudantes de comunicação.