Aconteceu, nesta sexta-feira (26), às 9 horas da manhã, o peixamento no rio São Francisco, em Pão de Açúcar. 200 mil peixes juvenis foram jogados nas águas claras do Velho Chico. A ação foi realizada pela CODEVASF em parceria com a Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar. Uma balsa conduziu técnicos dos dois órgãos parceiros e autoridades até o local onde foi realizado o peixamento.
Dentre as autoridades presentes, estavam o superintendente da CODEVASF, Antonio Nelson Oliveira de Azevedo, o prefeito Jasson Gonçalves, o vice-prefeito Marco Tavares, o secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas, o secretário municipal de agricultura e meio ambiente, Artur Machado, e o deputado federal Joaquim Beltrão. Logo após o peixamento as autoridades participaram de uma solenidade, no auditório João Lisboa da Escola Municipal Maria Tavares Pinto, para a entrega de apetrechos de pesca aos pescadores da Colônia Z-20 e de 15 toneladas de ração de peixe aos piscicultores de Pão de Açúcar.
Os recursos para aquisição dos apetrechos e ração de peixe foram conseguidos junto ao Governo Federal pelo deputado federal Joaquim Beltrão. Um convênio firmado entre a CODEVASF e a Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar viabilizou a aquisição. Dezenas de pescadores, piscicultores e lideranças de Pão de Açúcar compareceram à solenidade. É o segundo peixamento que a CODEVASF realiza em Pão de Açúcar em menos de um ano com apoio do governo Reconstruindo Nossa Terra. A primeira ação ocorreu em 3 de março de 2009, por ocasião das comemorações alusivas aos 155 anos de emancipação política do Município.