×

Sergipe

Pediatria de Itabaiana recebe obras de manutenção e novos mobiliários

Obra contemplou os oito leitos da clínica médica pediátrica

A reforma da pediatria do Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreira Filho, em Itabaiana, foi entregue nesta quinta-feira, 03, pelo secretário de Estado da Saúde, José Sobral, e pelo diretor geral da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Hans Lobo. A obra contemplou os oito leitos da clínica médica pediátrica e os quatro da clínica cirúrgica pediátrica, transformando os ambientes em locais mais leves e aconchegantes para os pequenos pacientes.

Além dos reparos importantes realizados em todo o prédio o hospital ainda recebe melhorias como pintura interna e externa, troca de portas e fechaduras, correção de infiltrações, concertos de vidraças e melhoria nas redes elétrica e hidráulica, além do sistema de refrigeração, como informou a coordenadora de infraestrutura da FHS/SES, Claudimara Carvalho.

Além da manutenção, o Hospital Regional foi contemplado com novos mobiliários, como colchões, berços, cadeiras de hidratação e bebedouros. “Criamos, ainda, o espaço kids, uma área de convivência e lazer apropriado para os pequenos pacientes. Será o primeiro do estilo nos hospitais regionais. Estamos aproveitando um local que era subutilizado e transformando num lugar de diversão”, complementou a coordenadora de infraestrutura.

Resolutividade

Todos os serviços foram executados enquanto a unidade tinha aumento de demanda. No último mês, por exemplo, em quase todos os finais de semana, o número de atendimento em Itabaiana foi similar ou superior ao do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), comprovando a resolutividade do Hospital. Somente na pediatria, são em média 850 pacientes por mês. O secretário José Sobral agradeceu o empenho da equipe que atuou na reforma e dos servidores que fazem a rotina da unidade.

“Percebe-se que o trabalho foi feito com carinho e dedicação, e essas pequenas mudanças terão um reflexo importantíssimo para os pacientes da regional, que terão agora um ambiente humanizado. Eu agradeço o esforço e o interesse de todos”, disse Sobral, lembrando ainda que, apesar do aumento na demanda, o serviço hospitalar vem sendo desempenhado de maneira muito positiva.

“Itabaiana está tendo um fluxo grande, atendendo, inclusive, casos que deveriam ser da Atenção Básica. É claro que ainda precisamos executar outras melhorias, ampliando o serviço, mas o resultado já tem sido bastante satisfatório. Estou muito agradecido por integrar esta equipe”, declarou o secretário.

O diretor geral da FHS também destacou os avanços no atendimento. “Aqui não teve somente uma reforma, mas uma maneira de humanizar o atendimento que já é feito. O hospital é resoluto, desafoga outras unidades, como o próprio Huse, e recebe a população de Itabaiana e de outras cidades da região de maneira eficaz. Estamos satisfeitos em melhorar as condições ambientais, tanto para os usuários quanto para os servidores”, opinou.

Segurança e celeridade

O médico Darcy Tavares frisou que a média diária de atendimento aos finais de semana têm sido de 400 pacientes. Durante todo o mês de novembro, o hospital contabilizou 12.249 pacientes. “Acreditamos que este novo espaço ofertará mais segurança e ajudará na celeridade da recuperação dos pacientes, aumentando também a autoestima de nossos profissionais. Só temos a agradecer a sensibilidade e os investimentos do governo em mais esse projeto”, disse o gestor

O presidente da Assembleia legislativa, o deputado Luciano Bispo, acompanhou a entrega da reforma e cumprimentou o trabalho da SES/FHS. De acordo com ele, o hospital vem ofertando ao povo de Itabaiana e aos servidores da unidade um serviço regular e dinâmico. “E essas melhorias chegam para aprimorar, ainda mais, o que está sendo feito”, concluiu.