Dra Vanessa Lobo, pediatra de Penedo - Foto: Reprodução
Voltam as aulas e, com elas, a dúvida: o que colocar na lancheira das crianças? Em certo momento, os lanches começam a ficar repetitivos, e falta criatividade para tornar essa pequena refeição mais atrativa, garantindo que os pequenos recebam os nutrientes necessários para seu crescimento e desenvolvimento de forma saudável.
Para ajudar os pais de crianças que estão retornando à escola ou ingressando no período escolar pela primeira vez, a pediatra de Penedo, Vanessa Lobo, compartilhou algumas dicas em sua rede social sobre como preparar uma lancheira saudável.
De acordo com a profissional, o primeiro passo é planejar os lanches da semana e organizar a lista de compras. Para uma lancheira saudável, o ideal é combinar três grupos de alimentos: frutas e vegetais, carboidratos e uma fonte de proteína. Após a compra, é essencial higienizar verduras, legumes e frutas, além de mantê-los armazenados na geladeira.
Algumas opções para preparar em casa são: panqueca de banana e aveia, tortinha de liquidificador, chips de batata-doce, snack de grão-de-bico e muffin salgado. Industrializados “do bem” também são bem-vindos, como iogurte natural, biscoito de arroz e pães integrais.
Ainda segundo a pediatra, o armazenamento do lanche é um cuidado fundamental para sua conservação e para manter uma apresentação agradável para a criança. Para isso, ela recomenda:
- Separar o lanche dos outros materiais que a criança leva para a escola;
- Embalar os sanduíches em papel-filme, saco tipo zip ou colocá-los em um pote plástico;
- Enviar os alimentos separados, como a granola separada do iogurte, para que a criança a acrescente apenas no momento de comer. Assim, o lanche fica mais fresquinho e saboroso;
- Preferir uma lancheira de material térmico;
- Nunca esquecer a garrafa de água.
Veja algumas opções de lancheiras:









