×

Policial

PC prende acusado de amarrar e matar idoso a facadas e tiro no município de Igreja Nova

Ronaldo Silva Teixeira, 38 anos, conhecido por ?Nadinho?, disse que desferiu apenas um golpe de arma branca no aposentado

Após quase três meses do brutal assassinato do idoso Elpídio Batista dos Santos, 69 anos, a Polícia Civil elucidou o crime e prendeu um dos envolvidos, identificado por Ronaldo Silva Teixeira, 38 anos, conhecido por ‘Nadinho'(ler matéria relacionada). O segundo envolvido, Leandro Calisto dos Santos, 31 anos, foi executado no último dia 28 de fevereiro (ler matéria relacionada).

O acusado foi preso na tarde desta quarta-feira (05), em sua casa, que fica localizada na Praça Sizino Borges, 233, Centro de Igreja Nova, por agentes 84° Delegacia de Polícia. Ele não ofereceu resistência e foi conduzido até à 7ª Delegacia Regional de Penedo. Em depoimento, o acusado contou que tudo teve início a partir de um episódio envolvendo pimentas.

“Três meses antes do assassinato do idoso, eu e Leandro passamos próximo à propriedade em que ele trabalhava. Estávamos indo pescar e pedimos para ele um punhado de pimentas. Seu Elpídio entrou em casa e voltou com uma espingarda e, efetuou um disparo. Saímos correndo, ninguém foi atingido. Logo, começamos a arquitetar uma vingança contra ele. E na noite do dia 21 de dezembro, por volta das 19hrs, ao passar pela propriedade, ele estava em uma cadeira de balanço na varanda da casa e resolvemos colocar em prática o plano”, narrou Ronaldo Silva, durante confissão com riqueza de detalhes sobre o brutal crime.

Quando os suspeitos o avistaram no alpendre, Leandro Calisto correu e deu uma gravata em Elpídio. Imobilizado, Ronaldo da Silva que estava com uma faca, aplicou um golpe no abdômen do idoso. Logo, Leandro ao revirar um caixote, encontrou uma arma e efetuou um disparo. Com a vítima ao chão, Leandro ainda desferiu mais golpes de arma branca, terminando por matá-lo.

Depois de cometer o crime, ambos amararam o idoso Elpídio Batista dos Santos, 69 anos em uma pilastra e, reviram toda a casa, encontrando R$ 220 e dividindo em partes iguais. ‘Nadinho’ disse ainda em confissão que não pensou em fugir, achando que nunca iria ser descoberto.

Arquivo - Blog do Atiliano Um dos envolvidos foi executado

Os acusados viviam da pesca e, passavam a semana na barragem da Boacica, zona rural de Igreja Nova. Somente retornavam à cidade aos finais de semana. E na noite do dia 28 de fevereiro, por volta das 19h30min, estavam na localidade, quando foram abordados por dois homens armados.

“Neste local onde pescávamos existe um casebre e estávamos próximos, quando dois homens nos surpreenderam, um deles gritou: foram vocês que mataram o Seu Elpídio? e de imediato começaram os disparos. Leandro foi atingido e morreu no local. Eu corri e consegui escapar, sendo ferido apenas no braço direito. Não consegui identificar aos atiradores”, disse Ronaldo.

De acordo com o chefe de operações da delegacia de Igreja Nova, Francisco Pimentel, o caso foi elucidado e o preso confessou a sua participação e não resistiu à prisão.

“Trabalhamos para dar uma resposta à sociedade. Uma investigação requer cuidado, o maior número de provas, para só então, a Justiça expedir o mandado de prisão. Então, ele confessou a participação, dizendo que desferiu apenas um golpe de arma branca no idoso. Fizemos a nossa parte, agora é com o Poder Judiciário. Em breve, outros casos de repercussão também serão elucidados no município de Igreja”, garantiu o agente da Polícia Civil.