A Polícia Civil de Alagoas (PCAL) levará, mais uma vez, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) Itinerante para as prévias carnavalescas de Maceió, reforçando o combate à violência contra a mulher durante os festejos.
A ação terá início nesta sexta-feira (06), durante o Jaraguá Folia, com atendimento das 18h até 0h, no estacionamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). No local, equipes formadas por policiais civis mulheres estarão aptas a realizar o registro de boletins de ocorrência e o requerimento de medidas protetivas de urgência.
A iniciativa contará ainda com a parceria da Rede de Atenção às Violências (RAV), garantindo um atendimento multidisciplinar, com psicólogos acompanhando os atendimentos policiais. O suporte será oferecido não apenas para casos de importunação sexual, mas também para situações de violência doméstica e familiar.
Já no sábado (07), durante o evento Pinto da Madrugada, a DEAM Itinerante funcionará das 8h às 17h, no estacionamento do Corpo de Bombeiros, no bairro da Pajuçara. Além do atendimento especializado, haverá uma equipe de pronto apoio preparada para agir imediatamente em casos de importunação sexual, visando prender a pessoa que cometer a agressão em flagrante, se necessário.
A ação terá continuidade no domingo (08), no mesmo local, com atendimento das 8h às 17h, reforçando a presença da Polícia Civil durante todo o período das prévias carnavalescas.
“A iniciativa busca garantir mais segurança às mulheres, ampliar o acesso aos serviços policiais e assegurar um atendimento humanizado e eficaz durante os eventos de grande concentração de público”, disse a delegada Ana Luiza Nogueira, coordenadora das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher.
Agência Alagoas
