A população das cidades do Agreste alagoano passou a contar a partir desta segunda-feira (21) com dois novos investimentos de grande relevância na área de segurança pública, com as inaugurações da Casa de Custódia da Polícia Civil e da sede-própria da Delegacia Especializada de Acidentes e Delitos de Trânsito.
A casa de custódia vai abrigar os presos provisórios da região e ocupa o antigo prédio da Delegacia Regional de Arapiraca, que passou por uma ampla reforma que foi possível depois da inauguração, em dezembro, da Central de Polícia da cidade, onde funcionam, atualmente, além da Regional, três distritais (53º, 54º e 55º DPs) e a delegacia plantonista. Já a Delegacia de Acidentes passa a funcionar na antiga Delegacia de Roubo e Furtos do município. Anteriormente, ocupava um prédio alugado.
“Este é mais um momento de satisfação para a direção da Polícia Civil por estarmos levando melhorias à população. Embora a questão de custodiação não seja uma atribuição direta da instituição, trata-se de um problema que precisava ser resolvido na região de Arapiraca, o que acontece com a entrega dessa Casa de Custódia”, afirmou o delegado-geral da PC, Marcílio Barenco.”As obras aqui executadas darão dignidade aos presos e também condições de trabalho aos policiais civis que ficarão responsáveis pela guarda dos custodiados”, acrescentou.
O secretário-adjunto da Defesa Social, Washington Luiz, elogiou o espírito de parceria da Polícia Civil que, ao entregar a casa de custódia, colabora decisivamente com a Intendência Geral Penitenciária no que tange ao recolhimento de presos provisórios. “Quero ressaltar o trabalho que vem sendo realizado pela Polícia Civil, com o apoio do governo estadual, na área de infra-estrutura. Dezenas de delegacias já foram, ou estão recebendo reformas e melhorias, e quem ganha com isso é a população alagoana que passa a ter um melhor atendimento”, completou.
O diretor do DPJA-2 (Diretoria de Polícia Judiciária da Área-2), Maurício Henrique, informou que a nova casa de custódia passa a receber presos já a partir do próximo final de semana. “Com a entrega desse prédio, as carceragens das delegacias da região serão esvaziados, o que permitirá que os policiais civis, ali lotados, atuem exclusivamente em sua atividade-fim que é a investigação”, acrescentou.
A sede-própria da Delegacia de Acidentes também vai oferecer serviços de qualidade aos arapiraquenses. Totalmente informatizada, a delegacia funcionará em um amplo prédio onde não haverá carceragens, dispondo ainda de alojamentos, cartórios e grandes áreas de atendimento ao público. Atualmente, a especializada tem como titular o delegado Fernando Lustosa.
As solenidades de inauguração tiveram também as presenças, entre outras autoridades, do delegado-geral adjunto da PC, José Edson de Freitas Júnior; da diretora do CSGAF (Coordenadoria Setorial de Gestão Administrativa e das Finanças), Fabiana Leão; da diretora da Deinfo (Diretoria de Estatística e Informática), Luci Mônica; e do defensor público de Arapiraca, André Chalub.
Segurança
A nova Casa de Custódia da Polícia Civil, em Arapiraca, dispõe de moderno sistema de segurança, com circuito de monitoramento por câmeras – interno e externo, e serpentinas em todos os muros. As grades e pisos também foram reforçados.
Os policiais terão alojamentos confortáveis, havendo ainda áreas de administração e de triagem de presos.