×

Policial

Polícia Civil divulga foto de chefe de quadrilha preso em Alagoas

Sóstenes Alves

A Polícia Civil de Alagoas divulgou nesta segunda-feira (17) fotografia do alagoano Sóstenes Alves dos Mártires preso durante uma grande operação, realizada no sábado (15), por policiais da Superintendência de Inteligência da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e da Delegacia Regional de Batalha. Ele é acusado de chefiar uma quadrilha que praticava roubo de cargas em fazendas nos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso.

A operação foi desencadeada após a Superintendência de Inteligência da Seds receber mandado de prisão expedido pelo juiz Rodrigo Rodrigues de Oliveira, da Justiça de Goiás.

O delegado Douglas Pedrosa, responsável pela Operação Sal da Terra que desarticulou o grupo criminoso, em Goiás, informou que a polícia descobriu que Sóstenes comandava os crimes de roubo de cargas e insumos agrícolas.

O acusado foi preso em Pão de Açúcar, onde ele tinha se escondido para tentar burlar e dificultar as investigações que aconteciam em Goiás e cujos assaltos já tinham rendido ao bando mais de R$ 20 milhões em mercadorias. Vinte e cinco integrantes da quadrilha já foram presos.

Sóstenes foi levado para a Casa de Custódia em Maceió, onde permanecerá preso até ser transferido para o Estado de Goiás, onde outros integrantes da quadrilha estão à disposição da Justiça.

Pelos cálculos da polícia, R$ 10 milhões em mercadorias roubadas foram recuperados. Os acusados agiam em dois grupos com mais de 10 homens, sempre fortemente armados. Pelo menos uma morte – de um funcionário de uma propriedade em Acreúna (157 km de Goiânia) – é atribuída à ação do grupo.

Conforme o delegado Douglas Pedrosa, da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), de Goiás, foram apreendidos rádios de comunicação, uma espingarda calibre 12 e outra 44, cinco pistolas e munição 380, além de outros equipamentos, durante a Operação Sal da Terra. Blocos de notas fiscais frias e identidades falsas também estavam em poder da quadrilha.