Fabricando e distribuindo bolos há 30 anos em Penedo, Rogaciano dos Santos Silva percorre diariamente vias públicas da cidade em sua bicicleta, fazendo a entrega na casa dos clientes. O trabalho do empreendedor que é conhecido como Zé do Bolo faz dele testemunha dos investimentos que melhoram a qualidade de vida da população, conforme ressaltou durante a inauguração da Rua Professor Murilo Mendonça nesta quarta-feira, 13.
Morador da Vila Matias há 19 anos, ele foi um dos representantes da comunidade convidados a falar durante a entrega da obra do Programa Pavimenta Penedo. “A gente tem um homem no poder que é capaz de resolver esses problemas e hoje nós saímos de dentro da lama porque quem conhece e resolve os problemas de Penedo são os filhos de Penedo”, disse Zé do Bolo, referindo-se ao trabalho da administração Ronaldo Lopes/João Lucas.
Willams Cigano (José Willams Alves da Silva) falou em nome da etnia que reúne centenas de famílias naquela localidade, destacando a importância da obra. “Esta rua beneficia não só a Vila Matias e o Loteamento Santa Luzia, mas também o Loteamento Santana e o prefeito Ronaldo Lopes foi o único que atendeu o pedido das comunidades mais humildes da cidade”, frisou o líder comunitário.
A engenheira civil e Secretária de Infraestrutura Amanda Lima coordena ações do Pavimenta Penedo, programa feito com diálogo entre governo e povo. “Eu queria dizer da importância de ter um prefeito que é penedense e que se preocupa com a cidade. A gente esteve aqui no ano passado, escutou a população e vimos a necessidade de fazer não só a antiga rua A, mas também a travessa”, explicou a gestora da Seinfra sobre o trabalho que incluiu a melhoria das calçadas e instalação de meio-fio e linha d’água.
Ronaldo Lopes assina ordem de serviço para pavimentação na Vila Matias
“Quando você faz a política séria, honesta, a política pública pensando realmente na transformação da vida das pessoas, você se depara com isso aqui, com a satisfação do povo”, afirmou o radialista e Vice-Prefeito João Lucas.
“Esta é uma obra que não só contempla pavimentação, mas também outras políticas públicas. Isso aqui não é só paralelepípedo e cimento, isso aqui é saúde pública porque aqui tinha lama e agora não tem mais. Isso aqui é bem-estar, isso aqui é ação social, é transformação de vida, é valorização do imóvel”, esclareceu João Lucas.
Em seu pronunciamento, Ronaldo Lopes anunciou que as ruas ainda sem calçamento Santa Margarida, Santa Catarina e Maria Auxiliadora – onde está situado o Centro Juvenil e a igreja – serão as próximas da Vila Matias beneficiadas com o Programa Pavimenta Penedo.
O gestor que já fez mais por Penedo do que as administrações dos últimos 24 anos destacou ainda a prioridade que estabelece para atender comunidades historicamente esquecidas.
“A pavimentação tem sido uma bandeira muito importante e os bairros mais carentes da nossa cidade, os bairros onde as pessoas viviam literalmente na lama estão sendo transformados. Nós já investimos no Matadouro, que é o bairro Santa Cecília, onde estamos calçando a última rua que não tinha nada, também estamos trabalhando nas Cacimbinhas, o bairro Santa Isabel, onde fizemos a drenagem que também atende a comunidade Litoral, o Loteamento Ouro Verde e fomos até a Cooperativa”, relatou o Prefeito de Penedo na antiga rua A da Vila Matias.
Pavimentada em toda sua extensão de cerca de 600 metros, a via pública ganhou o nome do falecido professor e advogado penedense Murilo Mendonça, representando na solenidade por filhas e neto, personalidade homenageada cujo caráter e atenção ao povo de Penedo foram destacados nos discursos, especialmente pelos vereadores Bili Marques e Rodrigo Regueira.
A valorização do patrimônio histórico, o incentivo ao turismo e respeito à memória de penedenses ilustres são outras características da administração feita por filhos da terra.
A inauguração do investimento do Pavimenta Penedo também foi prestigiada pelo ex-vereador e liderança comunitária Jorge Alves, o empresário e ex-vereador Mano da Caçamba, secretários municipais, servidores, população e os edis Marcelo Pereira, Ernande Pinheiro, Denys Reis e Sargento Marival.