×

Negócios/Economia

‘Pau de selfie’ já pode ser levado na bagagem de mão

ANAC diz que equipamento não é 'instrumentos contundentes'

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou recentemente através de comunicado oficial que o “pau de selfie” é item permitido na bagagem de mão. Após ter sido enquadrado como “bastão retrátil”, item proibido pela Resolução 207/2011, o acessório para câmera ou celular que amplia o ângulo do autorretrato está finalmente liberado para entrar nas cabines dos aviões. A agência ainda divulgou que a permissão é válida para voos domésticos e internacionais.

A ANAC esclareceu em nota que o “pau de selfie” não integra a lista de “instrumentos contundentes” proibidos, e por esta razão, pode ser transportado como acessório pelos passageiros. Além de bastões retráteis, a agência ainda proíbe na bagagem de mão tacos de beisebol, pólo, golfe e sinuca já que estes podem causar ferimentos graves caso sejam utilizados em agressões físicas.

“Sanadas as dúvidas quanto à diferenciação de “bastão retrátil” e “bastão de selfie”, a ANAC orientou os operadores aeroportuários e aéreos, por meio de ofício, sobre a permissão do acessório, desde que ele respeite as regras da bagagem de mão”, diz o comunicado a imprensa.

Os bastões para câmeras e celulares também necessitam estar dentro das normas de o que pode levar na bagagem de mão, diz a ANAC. As regras para o transporte destes itens determinam que o peso total da bagagem de mão não pode exceder 5 quilos e a soma das dimensões (comprimento + largura + altura) não pode ultrapassar 115 cm. O “pau de selfie” ainda será inspecionado pelos agentes de proteção da aviação civil para assegurar a segurança a bordo dos aviões.

Objetos cortantes ou perfurantes estão na lista de o que pode levar na bagagem a ser despachada. O acessório para celulares e câmeras também pode ser despachado caso seja a vontade do passageiro. Este transporte pode ser feito sem necessidade de informar à companhia aérea.