×

Cultura

Patrimônio cultural: Catedral de Maceió passa por restauração

Foi montado na Catedral um ateliê para restauração dos azulejos portugueses

Com 150 anos de fundação, a Catedral Metropolitana de Maceió é um referencial da arquitetura histórica de Alagoas. A imponente construção, que pode ser vista de vários pontos do centro da cidade, está em obras para sua preservação, através do projeto de restauração iniciado desde abril de 2010.

O projeto foi viabilizado por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Ministério da Cultura (MinC) – via Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) -, intermediada pela emenda da senadora Ada Mello. Com valor licitado de 1.228.210,50, a obra tem contrapartida do Governo do Estado de R$ 258.844,00.

O principal ponto desta restauração está nos embrechados (fragmentos de azulejos portugueses) das duas torres do prédio. Para executar essa etapa do projeto, um especialista em restauração de azulejos portugueses foi enviado ao Estado. O museólogo e restaurador Estácio Fernandes fará, com a ajuda de uma equipe especializada, o minucioso trabalho de recuperação desses elementos históricos e artísticos.

Um ateliê de restauro foi montado especificamente para a execução desse trabalho e aproveitando a intervenção inédita na capital, a Secult, através do Pró-memória, irá promover nesta quinta feira (17), a partir das 19h, uma palestra sobre as técnicas de recuperação dos azulejos portugueses. A palestra será proferida pelo restaurador Estácio Fernandes na própria Catedral

Segundo a diretora do Pró-Memória, Adriana Guimarães, os trabalhos serão realizados durante cinco meses. “Além do restauro, estamos agregando uma palestra que faz parte do projeto de educação patrimonial, trazendo, com isso, conhecimento sobre esse assunto para a comunidade, que também é parte integrante no processo de preservação do patrimônio histórico e cultural.” afirma Adriana.

A explanação será destinada a estudantes de arquitetura e história, profissionais da área, representantes das paróquias de igrejas católicas e à comunidade em geral. Os interessados em participar poderão obter mais informações pelo telefone 3315-7872.