A assistência religiosa é um importante fator na promoção da ressocialização dos reeducandos alagoanos. Durante o mês de dezembro, diversas celebrações acontecerão no sistema prisional em alusão ao Natal, realizadas por meio do trabalho desenvolvido pela Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e a Pastoral Carcerária (APAC).
Os custodiados do Núcleo Ressocializador da Capital (NRC), Cyridião Durval e Silva e as reeducandas do Presídio Feminino Santa Luzia, também serão agraciados com a celebração da missa natalina. Luis Cláudio Alexandre, coordenador da APAC, explicou que o trabalho desenvolvido pela Pastoral vai além da assistência religiosa.
“A APAC vai ao encontro dos encarcerados, ouvindo-os, acolhendo-os e observamos as necessidades que precisam ser atendidas. Isso reflete na recepção dos reeducandos ao nosso trabalho. Como o Natal é uma celebração da família, durante esse período buscamos intensificar a assistência na tentativa de suprir um pouco a distância entre custodiados e familiares”, disse o coordenador.
Pastoral Carcerária – O trabalho desenvolvido pela Pastoral no sistema prisional completará 40 anos em 2017. Nos dias de segunda-feira, são desenvolvidas atividades religiosas com os reeducandos do Presídio Cyridião Durval. Já nos dias de quarta-feira, os custodiados da Casa de Custódia da Capital participam das ações. No sábado, o trabalho é dividido para os reeducandos do Núcleo Ressocializador e as custodiadas do Santa Luzia.
