×

Alagoas

Participantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia definem últimas ações

Reunião traça últimas estratégias para Semana da Tecnologia

Representantes das secretarias de Estado e instituições parceiras na realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 se reuniram nesta quinta-feira (13), na Usina Ciência – da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para o planejamento final da logística e das atividades. A semana Nacional de C&T será de 17 a 21 deste mês, ocorrendo a cerimônia de abertura na segunda-feira (17), às 10h, na Escola Estadual Moreira e Silva, no Centro Educacional de Pesquisas Aplicada (Cepa).

A diretora da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e coordenadora da SNCT 2011, Lenilda Austrilino, explicou aos participantes os procedimentos durante as oficinas e suas devidas demandas, solicitando uma prévia organização dos materiais que serão utilizados. A diretora também destacou que as atividades acontecerão nas salas de aulas da Escola Moreira e Silva, tendo como exceção a utilização de tendas no espaço externo pela Defesa Civil de Alagoas e a disponibilização do Planetário no ginásio de esportes.

Nesta edição, segundo Lenilda Austrilino, o Governo de Alagoas concedeu atenção aos estudantes das escolas estaduais nas comunidades onde o Governo do Estado possui base comunitária. “Para que o estudante e comunidade do interior tenham a mesma oportunidade, iremos em formato de caravana a algumas cidades do interior, com a participação de 48 pessoas, entre profissionais, especialistas, professores universitários, bolsistas, universitários e técnicos da Secti”, informou Austrilino.

“É uma experiência diferente, há integração com a comunidade no interior. Essa ação requer muito trabalho, porém é gratificante. Vamos atingir um público que na maioria das vezes não tem oportunidade de ter acesso a esse conhecimento. Essa ação de descentralizar a divulgação da ciência para o interior é um trabalho muito importante. Eu procuro dar o melhor de mim, o trabalho é extremamente importante e gratificante”, defendeu Antonio Ornellas, professor de Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A experiência de participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia traz conhecimento para a vida, a exemplo do acadêmico de Licenciatura em Física, Gabriel Soares, que participará pela primeira vez da caravana da SNCT. “Essa experiência irá contribuir para minha formação profissional, pois teremos contato com diferentes realidades já que vamos visitar municípios diferentes”, afirmou o estudante de Física.

A cerimônia de abertura da Semana Nacional de C&T em Alagoas será realizada no dia 17 de outubro, às 10h, no ginásio de esportes da Escola Estadual Moreira e Silva do Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), em Maceió. No mesmo dia, na capital, também ocorrerão atividades em outros locais, como na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e no Cesmac.

A programação em algumas cidades do interior também já está definida. Na terça-feira (18), as atividades serão na Escola Estadual Alcides Andrade, em Penedo, no horário das 14h às 22h; na quarta-feira (19) as ações serão em Pão de Açúcar, na Escola Municipal Professora Maria Tavares Pinto, das 14 às 22h; em Piranhas na quinta-feira (20), na Escola Estadual do Xingó, das 14h às 22h e no último dia da programação, na sexta-feira (21), as atividades ocorrerão no município de Delmiro Gouveia, na Escola Watson Clementino de Gusmão, no horário das 14h30 às 22h.