Skip to content

Parte de muro, com mais de 300 anos, cai em Penedo

  • Home
  • Penedo
  • Parte de muro, com mais de 300 anos, cai em Penedo

Blog

Parte de muro, com mais de 300 anos, cai em Penedo

As fortes chuvas que castigaram a histórica cidade de Penedo, localizada às margens do rio São Francisco e a 160 km da capital de Alagoas, durante o fim de semana, trouxeram um grande prejuízo ao patrimônio histórico nacional.

Parte do muro do Convento Franciscano de Nossa Senhora dos Anjos cedeu em cerca de vinte metros, tombando sobre a rua Siqueira Campos, uma das principais artérias da cidade ribeirinha, complicando ainda mais o tráfego de veículos já prejudicado pelas obras de esgotamento sanitário realizadas pela municipalidade.

O Convento de Nossa Senhora dos Anjos teve suas obras iniciadas em setembro de 1660 e abrigou durante muitas décadas a escola de música sacro-erudita e a famosa Escola de Santeiros de Penedo. Nos últimos anos, o Instituto do Patrimônios Histórico e Artístico Nacional -IPHAN, tem-se empenhado em conseguir recursos para sua restauração, tendo realizado obras na coberta e na instalação elétrica.

Nas primeiras horas da manhã desta segunda feira o muro desabou trazendo apreensão à comunidade. Secretários e engenheiros da Prefeitura Municipal e o Grupamento de Mombeiros Militar estiveram no local, mas, por tratar-se de um imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, espera-se a chegada de técnicos do IPHAN para dar início à retirada dos entulhos que obstruem a rua Siqueira Campos e iniciar as primeiras ações no sentido de recuperar o patrimônio da arquitetura barroca do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também