Melhorar a respiração, a postura, a flexibilidade, reduzir o cansaço, alongar os músculos e trabalhar a coordenação motora, tudo isso em sintonia com a natureza. Essa é a proposta da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), por meio da coordenação do Parque Municipal de Maceió, que realizará entre 08 e 15 de novembro e 06 e 13 de dezembro aulas de Yoga e o Slackline.
O secretário do Meio Ambiente Raphael Wong disse que a oportunidade de as pessoas estarem em contato com o a natureza facilita a harmonia e a consciência ambiental. “É fundamental nos dias de hoje que haja essa interação do homem com a natureza. Aliar práticas esportivas com o contato direto com a natureza respeitando o espaço torna qualquer atividade muito mais agradável”, disse.
As aulas no Parque serão gratuitas e terão a participação da professora Tereza Maria Feitosa Ferreira, formada em Fisioterapia e especialista pelo Centro Sivananda Yoga Vedanta, com sede em Santa Catarina, e dos instrutores Camila Felix, Luz Floripes e Guilherme Netter.
Fábio Palmeira, coordenador do Parque Municipal, afirmou que o local é um espaço que pode ser explorado de diversas formas. “Estimular a prática de atividades físicas é o nosso intuito. A ideia é mostrar que o Parque existe para contemplar a natureza e se ter momento de lazer com a família e amigos”, destacou.
As aulas de Yoga terão duração de 45 minutos, começando sempre às 09h, já as de Slackline duram duas horas e terão início às 10 horas.
“A prática regular do Yoga promove um aumento geral da saúde e do sistema imunológico e respiratório bem como a desintoxicação dos órgãos, melhora da circulação linfática, força e vigor físicos”, afirmou Tereza.
“A Slackline Maceió estará proporcionando um ‘aulão’ para vários níveis de aprendizado. A aula aborda temas como concentração, foco, equilíbrio e superação de limites”, comentou a instrutora Camila Felix.
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) apoiará o evento cedendo tatames para utilização nas aulas. “Entendemos que a prática de esporte aliada à preservação da natureza tem tudo a ver, já que é algo sadio e benéfico. A Semel quer estar junto com a Sempma para promover o maior número de projetos e parcerias possíveis, onde só quem ganha é a população”, colocou Antônio Moura, titular da Semel.
A Sempma recomenda que os participantes levem água, usem roupas leves e façam uso protetor solar e repelente. As vagas são limitadas, com o máximo de 20 pessoas por aula, e o agendamento será exclusivamente por email (agendaparquemunicipal@gmail.com). Mais informações pelo telefone 3358-6232 .
