Um grupo de parlamentares da União Europeia visitou nesta terça-feira (22/2) o Ministério do Meio Ambiente, em Brasília. Os parlamentares fazem parte da Comissão de Desenvolvimento do Parlamento Europeu, que trata de temas como diálogo político, acordos de cooperação e promoção de valores democráticos, da boa governança e dos direitos humanos nos países em desenvolvimento.
O grupo foi recebido pelo ministro interino do MMA, Francisco Gaetani, que responde pela pasta, enquanto a ministra Izabella Teixeira está em viagem pela África e Ásia, onde participa de reuniões multilaterais. Também recepcionaram os parlamentares o secretário-executivo substituto do ministério, Volney Zanardi; o diretor do Departamento de Ambiente Urbano do MMA, Sérgio Gonçalves; o coordenador do Núcleo de Cooperação da Assessoria de Assuntos Internacionais do MMA, Julio Baena; e o chefe da Assessoria Parlamentar do ministério, Gileno Gomes de Oliveira.
O chefe da delegação estrangeira, o espanhol Enrique Guerrero Salom, destacou o crescimento do Brasil no cenário internacional e o protagonismo que o País tem exercido em diversos setores, mas principalmente em meio ambiente. “Se há algo estratégico para o futuro da humanidade é a sustentabilidade ambiental e o trato com as mudanças climáticas. O Brasil tem um papel-chave tanto na sustentabilidade quanto no enfrentamento às mudanças do clima. Sabemos que sem o Brasil, o impacto das mudanças climáticas no mundo não poderá ser solucionado”, disse.
Gaetani, por sua vez, disse que as instituições e legislações criadas no âmbito da União Europeia, para o trato com o meio ambiente e os recursos naturais, têm sido uma referência para o Brasil. “Lembrando que temos relações bastante ‘densas’ na área ambiental com a Alemanha e o Reino Unido, que são parceiros da maior relevância”, disse.
Na visita, os parlamentares fizeram perguntas à equipe do MMA sobre desmatamento, mudanças climáticas, energia e assuntos relativos ao ambiente urbano. O grupo foi informado de ações desenvolvidas pelo ministério, como o Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDam), que tem permitido ao Governo Brasileiro alcançar uma redução histórica no desmatamento da floresta.
Os parlamentares também foram informados sobre as ações que o Brasil vem implementando para combater as mudanças climáticas. Essas ações envolvem, além do combate ao desmatamento, mudanças no uso da terra e maior eficiência energética, com o uso de biocombustíveis e fontes alternativas, como a eólica.
A equipe do MMA falou, ainda, sobre os avanços do Governo Lula na área ambiental, com o estabelecimento de políticas nacionais nas áreas de mudanças climáticas e de resíduos sólidos.
Visita – Nesta quarta e quinta-feira (23 e 24), os parlamentares europeus viajam a Santarém (PA) para visitar as instalações da Unidade Regional do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) no município e, também, a Flona Tapajós.
O diretor do Departamento de Prevenção e Combate ao Desmatamento do MMA, Mauro Pires, acompanhará a visita da delegação ao Projeto BR-163, no município paraense.
Delegação – Além de Enrique Salom, a delegação europeia é composta pelos parlamentares Kriton Arsenis, Filip Kaczmarek e Michèle Striffler, e pelos representantes da União Europeia no Brasil Jerome Poussielgue e Arnold de Dixmude.