O secretário municipal de Assistência Social de Maceió, Francisco Araújo, recebeu em seu gabinete, o secretário municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Arnóbio Cavalcante Filho. A visita teve como objetivo firmar uma parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social (Semas) e do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) para qualificar e também incluir os beneficiários do programa Bolsa Família no mercado de trabalho.
A Semas, por meio da Coordenação Geral de Programas Especiais e Complementares (CGPEC), pretende capacitar cerca de cinco mil beneficiários do Bolsa Família até julho deste ano, além de disponibilizar cerca de 1.040 vagas, distribuídas em 69 cursos de diferentes áreas como construção civil, culinária, informática, artesanato, entre outros.
Os cursos estão sendo realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), no Centro Profissionalizante Professor Antonio Dácio de Medeiros e no Centro de Inclusão Digital do Santos Dumont, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).
“Pretendemos agora, depois da parceria com a Semtabes, capacitá-los e incluí-los no mercado de trabalho para que eles tenham uma renda própria e sejam considerados cidadãos produtivos”, afirmou o secretário Francisco Araújo. Segundo ele, mais de mil pessoas foram capacitadas e muitas já estão empregadas ou trabalhando por conta própria.
Segundo Arnóbio Cavalcante, a Semtabes vai analisar cada segmento apresentado e redirecionar essa qualificação para que esses beneficiários do Bolsa Família possam ser incluídos no Sistema Nacional de Emprego (Sine).
