A fim de ampliar o alcance da educação profissional à população e aproveitando as oportunidades de trabalho que a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 devem gerar no Brasil, o Senac Alagoas passa a oferecer cursos nas áreas de Turismo, Hotelaria e Gastronomia financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por meio de uma linha de crédito rotativo e pré-aprovado exclusiva para micro, pequenas e médias empresas: o Cartão BNDES.
“O BNDES procurou o Senac para ajudá-lo a criar essa linha de crédito, aproveitando a oportunidade trazida pela Copa de 2014,e utilizou nosso Catálogo Nacional de Cursos como referência por conhecer a importância da Instituição no desenvolvimento da educação profissional no País”, explica a professora Lea Viveiros, diretora de Educação Profissional do Departamento Nacional do Senac.
No primeiro momento, estão sendo beneficiadas com cursos de capacitação as empresas dos segmentos de Hotéis, Bares e Restaurantes portadoras do Cartão BNDES. Em Alagoas, estão disponíveis para venda por meio do cartão os cursos de Cozinheiro, Camareira em Meios de Hospedagem, Recepcionista em Meios de Hospedagem, Garçom Básico, Pizzaiolo, Padeiro/Confeiteiro e Bartender.
“A vantagem para o empresariado é o subsídio na formação e no aperfeiçoamento de seus empregados. O empresário pode financiar a qualificação com taxa de juros de 0,98% ao mês e pagar em até 48 meses”, esclarece o economista Ricardo Gonçalves Daniel, Técnico do BNDES.
Segundo o Analista de Fomento do BNDES, Rodrigo Tomassini, “o cartão pode ser utilizado por pessoas jurídicas com faturamento de até R$ 900 milhões anuais.Microempreendedores individuais, tais como cooperativas de táxis, também têm direito ao cartão, mas é preciso estar incluído no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)”.
Toda a transação financeira relacionada ao Cartão BNDES é feita via Internet (www.cartaobndes.gov.br) e, por isso, não gera custos operacionais, seja de adesão ou de manutenção. “Não precisa de maquininha para usar. É tudo feito online”, destaca Rodrigo. Para dar início às operações, o empresário deve estar cadastrado no site.
Para adquirir o cartão, é necessário que o empresário seja correntista de um dos bancos cadastrados pelo BNDES, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco. O pagamento do serviço pode ser dividido de 3 a 48 vezes no cartão, com prestações fixas e iguais. Mais informações: (82) 2122.7801 e 0800 082 2005.
