Agregar qualidade, estimular a criatividade dos manipuladores de alimentos e trazer inovações ao cardápio escolar. Esse foi o ingrediente da merenda servida na última quarta-feira (10), na Escola Municipal Frei Damião, localizada no Benedito Bentes II. A ação foi fruto da iniciativa da Associação de Restaurantes da Boa Lembrança em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), através da coordenação de Nutrição e Alimentação Escolar (Cane). O evento contou com a presença do prefeito Rui Palmeira.
Os alunos comeram bobó de peixe com arroz de abóbora. “Com esse prato a gente pode despertar a qualidade sensorial da alimentação escolar. O peixe se tornou mais aceitável com o toque do chefe”, destacou a coordenadora de nutrição da Semed, Anna Carla Luna.
Gleice Maiara de Oliveira Silva, 11 anos, aluna do 3º ano, aprovou o novo prato. “Está gostosa e diferente, gostaria que repetisse mais vezes”, disse. Para Williana dos Santos Ramos, 9 anos, o peixe ficou mais gostoso. “Vou levar a receita para tentar fazer em casa”, acrescentou.
De acordo com o técnico da Associação, Luciano Roberto, o evento teve como objetivo levar novos sabores para a merenda escolas. “A Associação reúne 99 chefes de cozinhas com a finalidade de promover e valorizar a boa gastronomia brasileira”, esclareceu ele, que acrescentou que o cardápio valoriza os ingredientes locais. “A receita está sendo executada e compartilhada com os alunos para sensibilizar suas famílias em casa”, reforçou Luciano.
A merenda das escolas da rede pública municipal já é feita seguindo todas as recomendações do Plano Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o cardápio é orientado pela Cane. Os manipuladores cuidam do alimento com qualidade, e segurança alimentar. A merenda levou para as escola uma nova proposição de qualidade na merenda, no que diz respeito a aroma, textura e resultado sensorial para os alunos.
