×

Maceió

Parceria entre Semas e Exército promove inclusão social

Uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Exército Brasileiro vai beneficiar 100 crianças e adolescentes de Maceió em situação de vulnerabilidade social com atividades desportivas que visam promover a melhoria da qualidade de vida. O Programa Forças no Esporte (Profesp) é promovido pelo Governo Federal.

Em reunião nesta terça-feira (15), a titular da Semas, Juliana Vergetti, firmou parceria com o Exército Brasileiro, representado na ocasião pelo coordenador do Profesp em Alagoas e oficial do o 59° Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz), tenente Styler Strelciunas.

Durante três dias na semana, pelo período de seis meses, os jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Semas vão até o 59° BIMtz para praticar esportes, participar de palestras com temas voltados ao Direito e Deveres das crianças e adolescentes, além de diálogos sobre cidadania. As atividades são desenvolvidas por militares e profissionais especializados, no período da tarde.

O programa promove a inclusão social por meio da prática de esportes, fruto de parceria entre os Ministérios da Defesa e do Esporte. Durante os seis meses de atividades, a intenção é demonstrar o poder de cada indivíduo na transformação e na melhoria do bem estar coletivo, propiciando a integração entre as forças armadas e os jovens residentes em diversas comunidades de Maceió.

“É uma excelente parceria com o Exército Brasileiro, que visa a inclusão social das crianças atendidas pelo Serviço de Convivência. Por meio do esporte, elas terão novas oportunidades de socialização e vão conhecer de perto o trabalho dos militares que fazem parte das Forças Armadas”, destacou Juliana Vergetti.

De acordo com o tenente Strelciunas, o programa tem como objetivo proporcionar apresentar a prática esportiva como forma inclusão social. Por meio do esporte, o Profesp pretende contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida destes jovens, promovendo a inclusão social e ajudando crianças e adolescentes a evoluírem como cidadãos”, explicou o oficial.

Participaram também da reunião a diretora de Proteção Social Básica e Transferência de Renda da Semas, Raquel Santos, a coordenadora do SCFV, Daniele Mesquita, e Tatiana Teles, orientadora do Profesp.

As atividades no 59º BIMtz têm início no dia 5 de agosto e seguem até o mês de dezembro.