×

Sergipe

Parceria entre Sebrae e Setur marca o sucesso da I Mostra Sabores e Saberes

O Oceanário do Projeto Tamar, localizado na Orla de Atalaia, foi palco da I Mostra Sabores e Saberes, promovido pelo Sebrae Sergipe, através do Projeto ‘Negócios em Economia Criativa’. A iniciativa contou com a parceria da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). A Mostra, iniciada nesta quinta-feira, 13, segue até esta sexta, 14 de dezembro.

O projeto tem como propósito a valorização da culinária típica das comunidades tradicionais de Sergipe e estimula a criação de novas receitas de pratos principais, entradas, acompanhamentos, sobremesas e temperos com ingredientes regionais em parceria com Chefs de Aracaju. A intenção é colocar em evidência os saberes dos povos ancestrais, que se perpetuam através da tradição passada de geração em geração em todo o estado sergipano.

A gerente da Unidade de Relações Institucionais do Sebrae, Júlia Vasconcelos, explanou sobre a ideia do evento e agradeceu a parceria com a Setur. “A Mostra Sabores e Saberes de Sergipe pretende trazer ao público a importância de valorizarmos a nossa memória gustativa, através do resgate dos saberes da culinária ancestral e das comunidades. Vale ressaltar que todas as parcerias foram fundamentais para construção do evento, e aproveito a oportunidade para agradecer a Setur por todo apoio logístico e dos profissionais do Prodetur que auxiliaram neste projeto”, afirmou.

Durante a Mostra são realizadas palestras, rodas de conversa e aulas show em espaço reservado dentro do próprio Oceanário.

A assessora especial de turismo da Setur, Léa Duarte, se mostrou bastante entusiasmada. “Sergipe possui uma riqueza cultural e gastronômica fantástica e esse projeto foi bastante planejado e desenvolvido com muita dedicação. Durante os dois dias o público terá a oportunidade de saborear uma infinidade de pratos e ainda obter mais conhecimento pelas palestras e as aulas show”, salientou.

Conhecida como “dona Santaninha”, a expositora de São Cristóvão, Tânia Santos, trouxe para a Mostra os tradicionais doces da região e algumas novidades. “Eu gosto demais de participar dessas feiras que o Sebrae realiza, pois é uma forma de divulgar nosso trabalho. No meu estande eu tenho balinhas de leite, doce de caju ameixa e o carro-chefe o “bom bocado” que é uma sobremesa de baba de moça elaborada com coco verde, bolo de macaxeira e uma cocadinha de mandioca. Ou seja, bom demais!”, justificou.

Participam da Mostra as comunidades tradicionais Mussuca e Filhos de Obá (comunidade quilombola e de terreiro de Laranjeiras), Mocambo e Índios Xocós (comunidade quilombola e indígena de Porto da Folha), Maloca (comunidade quilombola de Aracaju e o único quilombo urbano reconhecido no país), Doceiras do Povoado Cabrita (São Cristóvão), Associação das Marisqueiras e Associação das Catadoras de Mangaba da Ribuleirinha (Estância), tendo ainda os artesanatos, pães caseiros, doces, geleias de Pacatuba, Propriá, Brejo Grande, Neópolis, Santana do São Francisco e Estância. “A Mostra será aberta ao público em geral, que poderá consumir os pratos regionais a preços promocionais, das 16h00 às 22h00, desfrutando de apresentações culturais e boa música”, acrescentou Júlia Vasconcelos.

Além da Setur, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), apoiam o projeto, a Fecomércio – SESC/Senac, o Oceanário do projeto Tamar, o Curso de Gastronomia da Universidade Tiradentes (Unit), a Casa São Francisco, a Cachaça Xingó e a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT).