Uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), e o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) está promovendo, desde 2017, a substituição de árvores doentes e com período fenológico (tempo de vida) final por árvores saudáveis e adequadas à vida urbana. O objetivo é transformar Aracaju em uma cidade mais sustentável para se viver.
A produção de mudas para a ornamentação ocorre no SergipeTec, enquanto o horto do Parque da Sementeira está sendo reformado para auxiliar na demanda. As duas instituições oferecem serviços distintos. A Sema possui mão de obra, mas não tem tecnologia adequada para a produção das mudas. Já o SergipeTec tem toda a estrutura adequada para as etapas necessárias à produção de novas árvores para a supressão. O coordenador do horto, Vitor Melo, considera a parceria como “uma união boa. A Sema entra com a mão de obra e a SergipeTec, com a parte estrutural”.
O horto conta com três estufas. Abriga e produz em torno de 15 e 18 mil mudas por mês para atender a demanda da Prefeitura. Este ano, já foram enviadas 2.700 mudas para a SergipeTec para passarem pelo processo de rustificação (diminuição no fluxo de irrigação), adubação, acomodação em sacos de terra maiores. Depois elas são colocadas em uma estufa solar e seguem para a plantação nas avenidas e demais pontos da cidade.
Para uma produção de qualidade, o horto está passando por uma reforma. “Já conseguimos fazer a cerca da área onde ficam as mudas, trouxemos uma nova estufa, construímos um novo sistema de irrigação e adquirimos mudas, de quatro a seis metros de altura, por meio de compensação”, contou Vitor Melo. O termo ‘compensação' é utilizado para classificar a forma como as mudas são adquiridas pelo horto. Empresas sergipanas que sofrem multas da Secretaria do Meio Ambiente por desrespeitarem regras ambientais, em vez de pagarem as multas em dinheiro, compensam tal pendência com mudas e repassam para instituições públicas ligadas ao meio ambiente.
Essa alta na geração de novas mudas se dá em razão das árvores existentes pertencerem a biomas diferentes e estarem velhas, doentes, com pragas, com galhos fracos e ocos. Sobretudo, segundo o coordenador do horto, a substituição acontece para garantir o bem-estar e a segurança da população aracajuana. “Se uma árvore nessas condições cai na avenida Francisco Porto em horário de pico, imagine o transtorno que não ia ser”, estima.
