A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da Diretoria de Proteção Social Básica e Transferência de Renda (DPSBTR), iniciou diversos cursos profissionalizantes nos centros de Referência de Assistência Social (Cras). Esta semana, no Cras Cacilda Sampaio, localizado no Vergel, foi iniciada uma turma de manicuro e pedicuro. Todos os cursos serão executados em parceria com o Sest/Senat.
Neste curso, as alunas terão aulas teóricas sobre a composição e partes da unha; instrumentos, produtos e equipamentos utilizados no trabalho; cuidados que uma manicure deve ter; hábitos que prejudicam as unhas; e doenças mais comuns. Já na aula prática, elas aprenderão a cortar, lixar e esmaltar a unha, como também os cuidados básicos que se deve ter com as mãos e os pés.
A instrutora do curso, Benilda Lins, explica que as alunas estão tendo oportunidade de aprender uma nova técnica de manicuro e pedicuro, que é o processo a seco, utilizando somente material descartável, que é muito mais higiênico. “Terminando o curso, elas poderão trabalhar até mesmo em casa, para isso estamos ensinando como tratar o cliente e como deverão se portar no ambiente de trabalho”, disse.
Segundo Mabel Freire, diretora de Proteção Básica da Semas, esse cursos têm o objetivo de viabilizar uma renda sustentável às participantes. “Essas alunas terão a oportunidade de se qualificar, com todas as condições de entrarem no mercado de trabalho, obtendo assim a sua própria renda”, falou.
Todas as 20 alunas do curso de manicuro e pedicuro receberam um kit, contendo lixas de pé e unha, alicate, tesoura, espátula, acetona e borrifador. Além do curso de manicuro e pedicuro, que está sendo oferecido em todos os Cras, também estão sendo ofertados às comunidades dos bairros onde eles estão instalados, cursos de porteiro, camareira, frentista, decoração de sabonete, culinária, além de palestras educativas, movimentando a agenda até o próximo mês de maio.
