×

Alagoas

Parceria com Pindorama faz Igreja Nova se destacar na produção de leite

Com captação diária de 8 mil litros de leite, a Cooperativa Pindorama, mostra os resultados de um trabalho planejado. Em 2010, por exemplo, a unidade captava o mesmo volume de leite por mês, esse crescimento é fruto de parcerias, como a feita com pequenos agricultores de Igreja Nova, cidade da região do Baixo São Francisco.

O município, que possui um dos maiores rebanhos de gado do estado, 32 mil cabeças, tem maior força na criação de gado de corte. Após um trabalho de incentivo, a produção de leite saltou de 8 mil litros produzidos em um mês para aproximadamente 200 mil litros, um crescimento de mais de 200%.

Através de uma parceria entre a Cooperativa Pindorama, Codevasf, Governo do Estado e o município já estão instalados cinco tanques de resfriamento de leite na região, distribuídos estrategicamente, o que garante a qualidade do alimento para comercialização.

De acordo com o Secretario de Agricultura de Igreja Nova, José Luiz Salgueiro, o compromisso da cooperativa com o recolhimento do alimento no prazo correto, pagamentos e incentivos de produção tem animado cada vez mais os pequenos produtores.

“A parceria com Pindorama animou os agricultores da região. Trabalhando juntos temos assistência técnica; compromisso com o pagamento, o que tira a figura do atravessador do negócio; coleta rigorosa e agora um novo incentivo que está ligado à alimentação do gado”, destacou José Luiz Salgueiro.

O diretor-presidente de Pindorama, Klécio Santos, confirmou o novo convênio para melhorar a alimentação do gado na região e consequentemente a produção de leite. “Como parte do trabalho de assistência técnica vamos incrementar a alimentação do gado, com ração, e observar os resultados”, declarou.

Para Klécio Santos, atividade da pecuária de leite se encaixa muito bem na agricultura familiar, e a Pindorama quer fazer a diferença com as parcerias das associações de Igreja Nova e de outros municípios. “Um trabalho feito com as parcerias certas, dentro do movimento cooperativo torna-se importante para todo mundo, o produtor não é explorado pelo ocasião do momento”, reforçou.