×

Negócios/Economia

Paralisação de vigilantes deixa terminais eletrônicos sem dinheiro em Penedo

Caixa orienta clientes a procurar meios alternativos para evitar tumulto nos bancos

Vigilantes que trabalham com transporte de valores estão em greve e os reflexos disso começam a ser sentidos em várias agências bancárias de Alagoas. Em Penedo, com a liberação do salário dos servidores públicos municipais, problemas também devem ser registrados já que apenas cerca de 50% dos terminais eletrônicos foram abastecidos.

Em greve desde a última quinta-feira, 28 de abril, a categoria apresentou uma pauta de reivindicações com diversos itens, entre eles, aumento salarial de 15%, melhores condições de trabalho e reajuste no ticket alimentação e plano de saúde.

No final desta segunda-feira, 02, os vigilantes estiveram reunidos em assembleia e decidiram manter a mobilização. Eles alegam que até o presente momento as empresas de segurança ainda não apresentaram uma proposta concreta que atendesse mesmo que parcialmente as reinvindicações dos trabalhadores.

Nas agências bancárias de Penedo, principalmente na Caixa Econômica Federal, problemas de falta de dinheiro nas máquinas são constantes, apesar do esforço da gerência em ampliar a quantidade de ‘cashs’ para atender a demanda da cidade. Com o abastecimento dos terminais sendo feito pela metade, esse tipo de problema deve se agravar.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Alagoas (Sindvigilantes/AL), José Ferreira, a adesão ao movimento é de 100% dos trabalhadores da categoria. “Até o momento, as quatro empresas que atuam em Alagoas não sinalizaram nenhuma proposta. Com a manutenção da greve, a situação pode piorar muito, pois não haverá abastecimento nos caixas eletrônicos e a falta de dinheiro será geral. Com isso, os clientes terão que buscar meios alternativos”, alertou o sindicalista.Em nota, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou que cada instituição financeira define os procedimentos de abastecimento dos terminais junto às empresas de transporte de valores contratadas por elas. A assessoria da Caixa Econômica, no entanto, informa que os clientes devem procurar os postos Caixa Aqui, além de agências lotéricas para realizar todos os serviços bancários e evitar o tumulto nos bancos.